EAD

A professora da FGV, Vanessa Janni comenta sobre as tendências para o ensino a distância nos próximos anos.

Confira:

Ainda que conte com uma série de desafios pela frente, a certeza é uma só: a pandemia vai acabar, mas o ensino a distância (EAD) veio para ficar. Constantes mudanças e melhorias nas tecnologias, experiências cada vez mais personalizadas para alunos e professores e acessibilidade que os cursos online oferecem, corroboradas pelo crescente número de usuários da internet no Brasil, o EAD se tornou uma excelente opção para quem deseja se capacitar e crescer profissionalmente.

Apesar de, ainda, o número de alunos optarem por aulas presenciais ser maior, o número de optantes pela modalidade EAD apresentou maior crescimento nos últimos anos. Segundo as projeções, se continuar assim, a tendência é que em 2023 teremos mais alunos na modalidade EAD que na presencial. A ampliação dos cursos a distância foi possível devido a regulamentação pelo MEC em 2017 da Educação a Distância em todo o território nacional, permitindo que instituições de ensino superior pudessem oferecer exclusivamente cursos na modalidade EAD.

Por outro lado, em diversas regiões do Brasil o número de pessoas conectadas à internet é muito baixo quando comparado aos grandes centros, o que gera uma desigualdade em um sistema que deve ser pensado em escala nacional – além de questões como, por exemplo, perda de contato com outros alunos e professores.

Também existe um outro grande, e não menos importante desafio: é preciso qualificar professores e promover condições de acesso à tecnologias que possibilitem o ensino e a avaliação assertiva de alunos para promover uma educação a distância de qualidade. Aliadas a todos esses desafios, temas como microlearning, nanolearning, gamificação e inteligência artificial – as novas tecnologias da indústria 4.0 – evoluem a cada segundo e só têm a contribuir ao ensino a distância.

E você, está preparado para encarar todos esses desafios?!

Vanessa Janni

Ex-atleta de natação em mar aberto, praticante de corrida, bike e yoga, Vanessa é conhecida por sua formação eclética nas áreas financeira e tecnológica. Durante 13 anos navegou em multinacionais no Brasil, França e EUA, nas áreas de Planejamento Estratégico e Finanças. Fez seu Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, Mestrado em Administração na FGV/UNIGRANRIO, além de especializações nas áreas de Marketing na OHIO UNIVERSITY e Docência do Ensino Superior na UCAM.

Praticante, nas horas vagas, de mergulho, é também bacharel em Ciências Contábeis pela UFRJ. Entre um mergulho e outro, ministra palestras pelo Brasil sobre os temas de Finanças e Tecnologia. Adora colecionar bons momentos em viagens, fazendo a Dra. Dinheiro na Radio Conexão/SP – um podcast semanal onde dá dicas sobre finanças.

É professora dos programas de MBA da FGV e UFRJ.

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0