ECONOMIA CRIATIVA IBE

“Quem é que vai cuidar dos nossos cuidadores?”. No novo vídeo da websérie #FGVDesafiosdoNovoNormal, a professora da FGV EAESP e coordenadora do Núcleo de Estudos da Burocracia, Gabriela Lotta, apresenta resultados de uma pesquisa, da qual participou, realizada com profissionais da saúde pública que estão na linha de frente no atendimento durante a pandemia.

O estudo identificou que a maioria dos profissionais relatou não ter recebido qualquer tipo de equipamento para proteção individual, treinamentos específicos ou suporte dos governos. Em um cenário no qual o Brasil se tornou o líder no ranking de mortalidade causada pela Covid-19 entre profissionais da enfermagem, Gabriela fala também sobre como está o sentimento de medo identificado nos entrevistados.

Conheça no vídeo os resultados da pesquisa.

 

Papel da liderança

Em período de pandemia, a função do líder é ainda mais abrangente. É necessário não apenas comandar, mas inspirar e acolher os funcionários. Com o isolamento social, as ferramentas online são mais necessárias que nunca.

No entanto, mesmo à distância, é preciso estar o mais próximo possível das pessoas, que precisam se sentir amparadas e importantes na equipe. Outra questão a ser pensada é o período pós-pandemia, quando os funcionários retornarem ao trabalho presencial e as empresas e hábitos não serão mais os mesmos.

As lideranças precisam ajudar os funcionários da melhor forma nesse período de retomada, cuidando da saúde física e mental de todos, principalmente dos que perderam entes queridos.

 

Veja os nossos outros plantões

Conheça os impactos da pandemia na saúde mental da população

Resiliência: saiba como lidar com situações de pressão durante a pandemia

 

IBE Conveniada FGV

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0