Outubro Rosa 2020

Frente à inúmeras campanhas de prevenção a doenças, o Outubro Rosa reforça especialmente a importância do diagnóstico precoce para tratamento eficaz do câncer de mama. Sabe-se que quanto à prevenção, deve-se adotar o padrão de hábitos saudáveis que podem evitar também outras doenças – como manter uma dieta saudável e uma rotina de exercícios físicos. Em relação ao diagnóstico precoce, a mamografia tornou-se essencial, principalmente, entre as mulheres com mais de 40 anos. Veja a agenda de atividades nas cidades de Campinas, Americana, Piracicaba, Jundiaí e Belo Horizonte.

 

Campinas

Na cidade de Campinas, a Prefeitura promoverá palestras pelas redes sociais e oficinas de artesanatos nos centros de saúde, respeitando as regras sanitárias. As unidades estão decoradas com balões e flores cor de rosa, cartazes com dicas de prevenção e orientações sobre o autoexame. Materiais educativos serão distribuídos.

As mulheres que perceberem algum desconforto nas mamas devem procurar o seu centro de saúde de referência para orientação, independentemente da idade. A mamografia é priorizada para pacientes com alguma suspeita ou para aquelas que tenham histórico de câncer de mama.

Shoppings, hospitais particulares e outros prédios também aderiram à campanha com luzes rosa e movimentos de conscientização.

 

Jundiaí

A Azul Linhas Aéreas lançou em Jundiaí sua campanha de conscientização sobre o câncer de mama. A prática existe há dez anos. Durante outubro, comissárias, comandantes e co-pilotos trocarão o tradicional uniforme azul da empresa pelo uniforme rosa, associando o traje ao Outubro Rosa.

As unidades de saúde estão com agenda aberta para mamografias e exames de papanicolau, além de atividades relacionadas à saúde da mulher, como cafés da manhã com palestras, orientações e decoração. Em virtude da pandemia, todas as ações respeitam as regras sanitárias.

 

Americana

O Instituto Rosa do Bem realizará 500 mamografias gratuitas em Americana na 10ª campanha Rosa do Bem – Por Amor À Vida. As atividades foram reformuladas, em razão da pandemia, como o cancelamento da caminhada, mas eventos serão realizados durante todo o mês.  Entre as atividades estão carreata, arrecadação de alimentos e atividades de conscientização.

As mulheres interessadas em fazer o exame poderão se cadastrar no site  www.rosadobem.com.br.  Podem realizar os exames mulheres entre 40 e 69 anos, residentes em Americana e sem convênio médico.

 

Piracicaba

A Secretaria Municipal de Saúde está com agenda aberta nas unidades da Atenção Básica (UBSs, PSFs e CRABs) todas as terças e quartas-feiras de outubro para a coleta de material do exame de papanicolau. Nesses dias, toda mulher sexualmente ativa pode buscar sua unidade de saúde de referência e solicitar o exame, sem agendamento prévio. O exame é importante para a prevenção ao câncer de colo de útero, o segundo câncer que mais mata mulheres no Brasil.

Para ter acesso ao exame de mamografia, a paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Programa de Saúde da Família (PSF) mais próxima para agendar consulta com médico que solicitará o agendamento do exame e será informado pela unidade de saúde o dia, horário e local do exame. Após a realização da mamografia a paciente agenda consulta de retorno a UBS ou PSF para avaliação médica. Em caso de alteração no exame a paciente é encaminhada para o Centro de Referência em Saúde da Mulher para tratamento e acompanhamento.

 

Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, vários pontos turísticos terão este mês iluminação especial para a campanha. A cor rosa invadirá os principais pontos turísticos da Capital, como a Praça e o Palácio da Liberdade, o Pirulito da Praça Sete e a Praça da Estação, e também a Cidade Administrativa. E este ano, a CDL/BH também fará parte da campanha. Além disso, por todo o estado, prédios públicos e privados também exibirão o rosa, alertando a população sobre a importância sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Reafirmando o compromisso em cuidar da sociedade sempre da melhor maneira possível, o Instituto Mário Penna está oferecendo 500 mamografias gratuitas para mulheres que têm acima de 50 anos, que não fizeram o exame preventivo nos últimos dois anos. O agendamento deve ser feito pelo telefone 3349-1212.

Exames também podem ser feitos no Hospital da Baleia, que se iluminou de rosa e apoiará diversas iniciativas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

A fachada da Santa Casa BH, maior hospital filantrópico de Minas Gerais, é outro que está com luzes rosas em apoioO Centro de Especialidades Médicas SCBH e o Hospital São Lucas também aderiram à campanha. A ação visa conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

A Santa Casa BH oferece o exame pelo SUS, sendo considerado um dos melhores locais para a realização. Para marcar, basta ir ao Posto de Saúde mais próximo para receber o encaminhamento para as instituições que prestam o serviço.

O papanicolau, exame que detecta as doenças do colo do útero e infecções vaginais, é recomendado anualmente para mulheres de 25 a 64 anos, que já tenham iniciado a atividade sexual. Ele é ofertado pelo SUS nas Unidades Básicas de Saúde.

 

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0