O que faz o CEO?

Você já pensou qual é a função do presidente – CEO – da sua empresa? O que ele realmente faz? O que está na “to do list” do principal executivo da companhia? Muita gente nunca pensou sobre isso… mas podemos chegar a conclusões simples rapidamente.

Ele é o principal responsável pelo resultado final da empresa e por garantir retorno sobre o capital investido. Mas como ele faz isso? Ele não emite a nota fiscal de venda. Ele não está acionando o botão da injetora para produzir o para-choque ou gerando relatórios do Google para ver quantos acessos ao site da empresa teve na última semana, ou quantos produtos foram vendidos. Então, o que ele faz?

A resposta é simples: ele influencia pessoas. Ele convence e motiva as pessoas a se dedicarem a projetos, a produzirem e seguirem um planejamento estratégico, a virem trabalhar todos os dias deixando o conforto do seu lar, encarar horas de transito em alguns casos, em troca de um salário que, muitas vezes, está aquém do que a auto avaliação sugere. Não é verdade?

Se olharmos para dentro da estrutura das nossas empresas, vamos encontrar com facilidade alguns profissionais que diariamente exercem sua influência para conseguirem o que querem. Uns com mais, outros com menos habilidade.

Todos sabemos que o ser humano é movido por elogios e reconhecimento. Tendemos a buscar esse reconhecimento tentando fazer cada vez mais ou melhor uma coisa pela qual fomos reconhecidos. Por isso, eu pergunto: quando reconhecemos o profissional da área de finanças? Quando ele acerta com exatidão o resultado da empresa ou produz um relatório sem nenhuma falha. Quando reconhecemos um profissional da linha de produção? Quando ele, juntamente com a sua máquina, produz uma sequência de peças sem nenhuma variação de tamanho ou cor. Quando reconhecemos o analista de marketing? Quando ele tem ideias que ninguém tinha pensado para uma campanha comercial usando ao máximo a sua criatividade. Quando reconhecemos um profissional de vendas? Quando ele consegue influenciar e convencer o comprador da outra empresa a comprar o seu produto ou a aceitar uma condição de pagamento diferente.

Unindo estas duas linhas de pensamento: qual é a função do presidente da empresa, e quem são os profissionais mais reconhecidos por influenciar pessoas?

Se você é da área de vendas ou já teve a oportunidade de acompanhar uma reunião da equipe comercial, provavelmente presenciou cenas do gerente ou diretor da área impulsionando as pessoas, motivando-as, traçando rotas e os convencendo que é possível atingir a meta. Você ficaria, então, surpreso se a grande maioria das empresas hoje fossem presididas por profissionais que começaram a sua carreira na área comercial? Até agora você achou que isso era coincidência?

*Caio Arnaes é gerente sênior da Robert Half

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email