Fofoca No Ambiente De Trabalho

O perigo da fofoca na empresa

Em uma empresa, houve um caso onde a FOFOCA e a INVEJA deram uma lição em todos da companhia. Havia um profissional recém chegado na empresa e que, em pouco tempo, através de dedicação e trabalho, muito empenho e pesquisa, conseguiu dar novos rumos à linha de produção, colaborando com redução de custos e o aumentando na margem de lucro da empresa, reduzindo quebras e horas extras, ajudando assim a companhia que vinha enfrentando dificuldades por conta da grave crise que o Brasil passa no momento e que, por consequência, ajudando a todos da empresa.

Um “grupo de pessoas” da companhia não gostou disso!!!!!! Boicotaram ele, sabotaram seus projetos, deixaram de colaborar com ele e sua equipe e inventaram razões para que ele PERDESSE sua credibilidade muito rapidamente. Inventam uma história repleta de meias verdades sobre ele no refeitório, no grupo de Whatsapp, no Facebook, no Instagram, enfim… A fofoca se espalhou rapidamente e começou a prejudicar de forma significativa seu trabalho. Surgiu a CALÚNIA!!

Não existe mentira mais perversa do que a “meia verdade”. Todos vêem a metade verdadeira e DEDUZEM o resto. O problema é que a outra metade era inventada… pura mentira. Ocorre que ao ver os danos causados e a forma que a empresa (e todos) foram prejudicados, os “inventores” da mentira procuraram a Diretoria e o RH da companhia para explicar o ocorrido e tentar reverter a situação e evitar a demissão do profissional, que já havia manifestado o desejo de DEIXAR a EMPRESA e partir para outra companhia onde seu talento pudesse fazer sentido.

O Diretor de RH da empresa os atendeu calmamente, ouvindo cada um que quis falar e se justificar. Ao final disse: – “Vocês estão realmente arrependidos do que fizeram para a empresa que vocês TAMBÉM TRABALHAM e para vocês mesmos?” O grupo rapidamente respondeu que sim e que inclusive já havia tentado uma aproximação com o BOM PROFISSIONAL que, injustamente, haviam acusado. – “Bem…” respondeu o Diretor de RH, “então antes de tentar convencer o BOM PROFISSIONAL de ficar em nossa empresa e nos ajudar a atravessar esta tempestade de crise que estamos e nos ajudar novamente a atravessá-la, vou pedir que VOCÊS TODOS realizem uma AÇÃO.

Vocês vão pegar um travesseiro de penas cada um, subir no alto da Caixa D’Agua da companhia e soltar as penas ao vento, lá de cima.” – “Só isso?”. – “Sim”, disse o Diretor de RH. “E voltem aqui AMANHÃ no mesmo horário”. No dia seguinte, o grupo voltou a sala do Diretor de RH, que disse ao grupo: – “Agora vocês estão preparados para cumprir a segunda parte do plano: ande em TODA a empresa e recolha TODAS (todas mesmo!) as penas e as coloquem todas elas, uma a uma, de volta nos travesseiros, depois voltem aqui. Após isso, eu vou me reunir com o BOM PROFISSIONAL e tentar convencê-lo a ficar e nos ajudar novamente”.

O grupo olhou um para o outro sem entender e disseram: –“Mas isso é IMPOSSÍVEL”. -“Justamente!!” Disse o Diretor de RH. “Da mesma forma é impossível reparar o dano que a CALÚNIA e a FOFOCA causam dentro de uma companhia como na nossa e na vida de pessoas”.

Cuidado, prezados. Pensem bem antes de falar algo contra alguém.

Fonte: Kleyton José, gerente de Recursos Humanos

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0