O papel do marketing na visão dos CEOs

Foi feita uma pesquisa com 183 CEOs e 414 executivos de empresas brasileiras e tem até profissional de marketing! Este levantamento encomendado pelo Meio & Mensagem aponta que os grandes executivos vêm o marketing como alavanca de vendas e seus subordinados que compreende até diretores de marketing acreditam que a função é construir marcas.

Muito me impressionou que ninguém citou o consumidor, sequer um destes falou sobre compreender o comportamento do consumidor veja a tabela abaixo:

O pior de tudo é que o estudo aponta que nos próximos anos o marketing deve sofrer cada vez mais intervenção direta deles (a turma que está lá no CEO) já que 98% considera esta área muito importante. Foi neste ponto da matéria que eu chorei copiosamente imaginando que o egocentrismo, que o umbigo é a meta das empresas e não o consumidor!

ATENÇÃO, CEOres! Marketing trata-se do consumidor, de satisfazer seus desejos, seus anseios. Para mim especificamente, de compreender através da neurociência e da biologia do comportamento como estes sujeitos prestam a atenção, escolhem, se engajam emocionalmente, compram e têm memória dos produtos serviços e ideias.

Não trata das suas vendas, mas de quem compra; não trata da sua marca, mas de quem dela lembra; não trata dos seus produtos, mas de quem os escolhe. Erraram no sujeito e na parte do organismo – Não trata do seu umbigo, mas da mente e do cérebro do consumidor.

Marketing é de fora para dentro e não ao contrário, senhores executivos. Quem sabe descendo do CEO onde se encontram e visitando pontos de vendas vocês possam compreender que fazer marketing é entender o consumidor e seu comportamento. É daí que se parte. O bom executivo de marketing a gente mede pela sola do sapato e não pelo business plan. É o quanto ele bate perna e entende o comportamento do consumidor e não pela quantidade de reuniões. Entendeu?

Deus do CEO! E dos executivos também! Proteja-os de todos os males, eles não sabem o que dizem.

A matéria do Meio e Mensagem.

Fonte: Camargo Pedro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email