Melhore seus Resultados e Desempenho

Desenvolva Rotinas Inteligentes para Melhorar seus Resultados e Desempenho

O alto volume de tarefas presente no dia dos profissionais e dos executivos tem exigido uma melhor capacidade de organização e priorização durante o dia de trabalho, a fim de evitar longas e exaustivas jornadas, equilibrando da melhor maneira possível a vida pessoal e a saúde com o desenvolvimento da carreira.

A pressão constante pela busca de resultados e a necessidade do alto número de decisões complexas em curto espaço de tempo contribuem ainda mais para o desgaste emocional e influencia negativamente na capacidade de manter o foco nas atividades que realmente importam. A sugestão é adaptar uma rotina de maneira inteligente, buscando o aproveitamento da sua melhor performance durante o dia através da execução de atividades ininterruptas durante um período de 90 minutos por atividade. Uma pausa para recarga das energias entre uma tarefa e outra é imprescindível. Isto irá evitar que atividades importantes durem o dia inteiro enquanto competem pelo seu tempo em paralelo com outras atividades, e-mails, reuniões e telefonemas.

É muito comum e também indicado a utilização da primeira hora da manhã para organização das atividades do dia, sem permitir que sua caixa de e-mails determine qual será seu dia de trabalho. A correta organização do dia trará benefícios em termos de entregas mais eficientes de resultado a médio e longo prazo, permitindo o destaque do profissional e uma futura promoção.

Divida suas atividades conforme a relevância, bloqueando alguns períodos de tempo na agenda para a realização das mesmas, de maneira que reuniões surpresa não lhe tomem este tempo precioso.

Não se esqueça de fazer um pequeno intervalo, uma caminhada até o café para respirar antes de assumir a próxima atividade. No final do dia irá observar que sua lista de atividades (to-do list) estará muito menor do que de costume, e assim você terá uma melhor avaliação sobre sua carga de trabalho, suas expectativas e sobre a capacidade de assumir novas tarefas ou projetos.

Fonte: Paulo Tavares, professor especialista da IBE Conveniada FGV

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email