Objetivos

Capacitar o participante do curso para o uso de ferramentas empresariais modernas de planejamento, organização, direção e avaliação aplicadas ao agronegócio, contribuindo para a formação de um profissional multidisciplinar capaz de integrar equipes de alto desempenho;

Identificar ameaças ao posicionamento mercadológico da empresa; elaborar planos de marketing;

Estruturar e gerir uma unidade de inteligência de negócios; desenhar modelos de investimentos adequados ao mercado;

Elaborar documentos de gestão ou para captação de recursos por intermédio de Planos de Negócio.

A Quem se Destina

Profissionais que ocupam ou virão a ocupar cargos de administração do agronegócio e prestadores de serviços para este setor.

Estrutura do Curso

1 Avaliação de Empresas e Projetos Agroindustriais
2 Cadeias Produtivas no Agronegócio
3 Cenários Macroeconômicos para Decisão de Investimentos
4 Comercialização: Mercados e Contratos
5 Conceitos e Ferramentas para Análise de Preços
Agrícolas
6 Direito Tributário e Trabalhista
7 Financiamento do Agronegócio
8 Fundamentos de Matemática Financeira
9 Gestão de Custos no Agronegócio
10 Gestão de Pessoas
11 Gestão de Riscos no Agronegócio
12 Inserção Internacional do Agronegócio Brasileiro
13 Logística Empresarial no Agronegócio
14 Marketing e Gestão de Vendas
15 Meio-ambiente e Agronegócio
16 Metodologia e Orientação de TCC
17 Posicionamento Estratégico do Agronegócio
18 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)*
19 Módulo Internacional 40h/aula (opcional)

Conteúdo Programático

1 Avaliação de Empresas e Projetos Agroindustriais

Revisão de conceitos de matemática financeira. Análise financeira e econômica de projetos agroindustriais. Análise de desempenho – principais indicadores. Critérios de investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Análise de sensibilidade (incerteza e risco). Introdução à Project finance. Fontes de financiamento. Estudos de casos.

2 Cadeias Produtivas no Agronegócio

Estrutura de mercado dos elos de cadeias produtivas. Análise de competitividade da relação entre os agentes da cadeia. Oportunidades e dificuldades das cadeias produtivas.

3 Cenários Macroeconômicos para Decisão de Investimentos

Política monetária, cambial e fiscal. Estudo dos fatores que determinam a competitividade das economias. Estudos dos cenários econômicos nacionais e globais. Cenários macroeconômicos e decisões de investimento. Fundamentos econômicos do comércio internacional. Instrumentos de política. Blocos econômicos e acordos internacionais.

4 Comercialização: Mercados e Contratos

Conceitos gerais de mercado. Determinantes micro e macroeconômicos dos preços. Margens de comercialização. Estrutura de mercado. Fundamentos da Teoria dos Contratos. Análise de estudos de caso de contratos no processo de comercialização em diversos setores do agronegócio.

5 Conceitos e Ferramentas para Análise de Preços Agrícolas

Formação de preço em mercados competitivos e em mercados concentrados. Características de oferta e de demanda. A dimensão espacial dos preços agrícolas. A dimensão temporal dos preços agrícolas. A dimensão vertical dos preços. Risco de preço. A formação dos preços no mercado internacional.

6 Direito Tributário e Trabalhista

As formas de organização societária. Imposto de Renda na atividade rural – Pessoa Física: rendimentos; contratos agrários; receitas/custos e despesas; apuração do resultado. Imposto de Renda na atividade rural – Pessoa Jurídica: lucro real, presumido e arbitrado. Contribuição Social: PIS/PASEP e COFINS. Imposto sobre a propriedade rural (ITR). Contribuição sindical rural. Contribuição previdenciária rural. Análise contábil versus análise fiscal de uma empresa agropecuária. Estudos de caso. A legislação trabalhista.

7 Financiamento do Agronegócio

O sistema financeiro nacional e os mecanismos de financiamento da Agricultura. Negociação dos papéis agrícolas no mercado primário e mecanismos de negociação no mercado secundário. Financiamento de exportações de produtos agroindustriais e lançamento de títulos agrícolas no mercado internacional. Utilização de poupança rural, depósitos à vista direcionados e incentivos fiscais do FISET – FCO – FINAM e FINOR. Linhas de financiamento do BNDES para o agronegócio.

8 Fundamentos de Matemática Financeira

Conceitos básicos: princípio básico, valor do dinheiro no tempo. Juros simples e juros compostos. Taxas e fluxos de caixa equivalentes: taxas equivalentes, nominais, efetivas e proporcionais, sistemas de amortização e equivalência de fluxos de caixa. Introdução à análise de projeto: VPL e TIR.

9 Gestão de Custos no Agronegócio

Conceitos de Custos. Custeio das operações típicas do Setor. Análise das relações entre Custo – Volume – Lucro.

10 Gestão de Pessoas

Comunicação estratégica. Liderança. Motivação e criatividade. Organização, composição, tamanho e qualidade de equipes. Expandindo o conceito de equipe. Treinamento e desenvolvimento de equipes. Distribuindo responsabilidades e avaliando performance. Lidando com incerteza, mudança e estresse. Administração de conflitos.

11 Gestão de Riscos no Agronegócio

Modelos gerais de mensuração de risco e retorno. Métodos de administração de risco no agronegócio. Contratos a termo. Contratos futuros e opções agrícolas. Hedging. Contratos de fornecimento de longo prazo entre empresas.

12 Inserção Internacional do Agronegócio Brasileiro

Tendências mundiais da produção e consumo. Globalização e formação de blocos econômicos. Negociações internacionais. Perfil do negociador. O papel da OMC. As estratégias governamentais e integração com o setor produtivo no Brasil.

13 Logística Empresarial no Agronegócio

Conceitos gerais de logística. Modalidades de transporte. Intermodalismo. Corredores. Sistemas de armazenagem nacional. Sistemas de informação e tecnologias de apoio para decisões logísticas. Modelos matemáticos de otimização. Sistemas informatizados de gestão empresarial (ERP). Descrição e análise de processos de negócios. Arquitetura de sistemas de informações integrados. Sistemas informatizados de suprimento de cadeias de produção (SCM).

14 Marketing e Gestão de Vendas

Planejamento estratégico de marketing. Mix de marketing (4Ps). Marketing de relacionamento. Intersecção de Planos de Marketing com Planos de Vendas. Planejamento de vendas. Canais de distribuição. Vendas de Transação X Vendas de Relação. Organização de marketing e de vendas. Gerenciamento de vendas. Excelência em vendas. Hard sell versus soft sell. Passos da venda. Neurolinguistic selling approach. Segmentação de canais, clientes e vendedores. Poder e estilos de liderança em vendas.

15 Meio-ambiente e Agronegócio

Legislação ambiental. Conformidade ambiental: áreas de preservação permanente e reserva legal. Legislação ambiental. Novas oportunidades de negócio: mercado de carbono, compensação ambiental. Perspectivas da agroenergia.

16 Metodologia e Orientação de TCC

Conhecimento e ciência, definição do estudo, delimitação do estudo, delimitação do projeto, técnicas de pesquisa, natureza do Plano de Negócios, definição do estudo, elementos, pré-textuais, textuais, formato do texto, estrutura do texto, desenvolvimento do plano de negócios, elementos, pós-textuais, citações e notas, bibliografia.

17 Posicionamento Estratégico do Agronegócio

Estratégias do Posicionamento. Necessidade de reposicionamento do agronegócio. Opções na eficácia operacional e no mercado para aumentar a competitividade. Mapas estratégicos e prospecção de novos negócios. Consórcios e condomínios rurais. Conglomerados competitivos e clusters. Dificuldade de Implementação de estratégias no agronegócio. Ferramentas empresariais modernas. Efeito das políticas públicas sobre a competitividade das agroindústrias brasileiras. Estudos de caso.

18 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

De acordo com as resoluções vigentes do MEC e da Fundação Getulio Vargas, o TCC é obrigatório e sua estruturação, realização e critérios de aceitação seguirão rigorosamente as normas em vigor na data de início do curso.

19 Módulo Internacional 40h/aula (opcional)

Este módulo, opcional, será desenvolvido com tradução simultânea e com o acompanhamento de um coordenador brasileiro. Vide condições para Certificação nas “Informações Adicionais”.









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