Objetivos

O propósito geral do curso de pós-graduação lato-sensu MBA em Gestão da Produção e Qualidade é apresentar as abordagens integradas e os métodos avançados de gestão da produção, avaliando o estado da arte, discutindo experiências práticas e prospectando caminhos futuros.  Com isso, procura-se desenvolver no participante a capacidade de adequar e utilizar, em  ambientes de produção distintos, as técnicas estudadas considerando aspectos econômicos, organizacionais e humanos visando o aumento da lucratividade e competitividade de suas empresas.

A Quem se Destina

O MBA em Gestão da Produção e Qualidade é destinado a gerentes, técnicos e profissionais comprometidos com a busca de melhorias de produtividade e qualidade em seus ambientes de trabalho.   O curso é de especial interesse para os gerentes, técnicos e empreendedores que estão direta ou indiretamente envolvidos com a seleção, adequação, implantação e/ou utilização de tecnologias para a gestão da produção sendo, nesse sentido, de interesse para profissionais de praticamente todas as áreas da empresa desde a Produção, até Finanças, passando por Planejamento, Engenharia, Pesquisa e Desenvolvimento, Sistemas e Informática, Compras, Vendas, Marketing, Recursos Humanos e Administração Geral.

Estrutura do Curso

Planejamento e Controle da Produção (48 horas)

Planejamento e Controle; demanda dependente e independente. Capacidade produtiva; Definição, análise e dimensionamento, ponto de equilíbrio. Controle de estoques; modelo dente de serra, ponto de reordem, lote econômico, custo do estoque. Cadeia de suprimentos; compras e distribuição, logística. MRP. Controle de Projetos; rede PERT e CPM.

Gestão da Qualidade: Abordagem Geral e Gerencial  (24 horas)

Histórico. Evolução. Definições e abordagens. Visão holística. Conceitos básicos. Padronização e melhoria. Ferramentas de gerenciamento. Metodologias básicas. Prêmio nacional da Qualidade (PNC). Integração da qualidade às dimensões funcionais na cadeia de gestão, incluindo serviços. Gestão pela qualidade total (GQT): conceitos e princípios norteadores.

Gestão da Qualidade: Produção e Operações (48 horas)

Normas: histórico, evolução e tendências. Aspectos gerais das normas ISO 9000, ISO 14000 e OHSAS 18000. Evolução histórica da gestão de produção e operações. Capacidade produtiva, filas e teoria das restrições em redes de operações. Aspectos gerais de Controle Estatístico de Processo – CEP. Material  Requirements Planning (MRP), Just in Time (JIT). Kanban.produção enxuta. Total Productive Maintenance (TPM).

Logística Empresarial (24 horas)

Análise conceitual da função Logística. O estado da arte em Logística Empresarial: funções, abordagens gerenciais, sistemas de apoio à decisão e tecnologias de gestão. Gerenciamento global do fluxo logístico. Benchmarking de organizações líderes. Experiências com a Logística Enxuta e Supply Chain management.

Planejamento Estratégico da Produção de Bens e Serviços (48 horas)

A estratégia empresarial em suas diversas abordagens. Impactos no planejamento estratégico das organizações. O planejamento e sua metodologia clássica. A importância da visão, missão e valores. Fatores críticos de sucesso. Análise de cenários, modelo SWOT, modelo Porter. Desenvolvimento de Plano de Ação: objetivos-chave e estratégias competitivas.

Gerenciamento de Projetos (24 horas)

Projeto versus ações de melhoria. Planejamento em projetos. Complexidade e incerteza. Ciclo de vida de projetos. Gerenciamento de projetos. Seleção de projetos métodos – numéricos e não numéricos. Fatores de sucesso e insucesso de um projeto. Gerente de projeto – atribuições e habilidades. Elaboração de projetos –  sugestão de um roteiro. Proposta de projeto – estrutura típica de um documento.

Projeto Integrado de Gestão (24 horas)

Metodologia para desenvolvimento de projetos voltados para ganhos de produtividade e competitividade. Identificação de temas para aplicação dos conhecimentos analisados no curso. Orientação quanto à estruturação, execução e desenvolvimento do projeto.

Gestão das Habilidades Pessoais Voltadas à Produção e Qualidade (24 horas)

A função de Gestão de RH e o cenário atual. Atividade de talentos e sua integração a empresa. Desenho dos cargos, definição das competências, recrutamento de pessoal, critérios e procedimentos de seleção. Avaliação e Gestão do desempenho. Manutenção dos talentos na empresa. Sistemas de remuneração e benefícios. Programas de incentivos e as questões de qualidade de vida, saúde e segurança.

Marketing Aplicado à Produção de Qualidade (12 horas)

O papel de marketing nas organizações. Planejamento e desenvolvimento das estratégias de marketing. Análise dos mercados consumidores e organizacionais. Estratégia do produto. Ciclo de vida do produto. Evolução das estratégias de marketing “mix”. Planejamento e controle a longo prazo.

Direito do Consumidor (12 horas)

Princípios e abrangência do Código de Defesa do Consumidor. Tratamento constitucional. Globalização da economia. Relações de consumo. Práticas comerciais. Produtor e fornecedor. Consumidor e sujeitos a ele equiparados. Direitos básicos. Decadência e prescrição. Órgão de defesa do consumidor: Juizados Especiais Cíveis. Contratos nas relações jurídicas de consumo. Obrigação de meio. Obrigação de resultado. Publicidade do contrato.

Análise de Investimentos em Projetos de Produção (24 horas)

Valor do dinheiro no tempo. Valor presente e valor futuro. Valor e custo. Equivalência de fluxos de caixa. Sistemas de armotização. Visão panorâmica de finanças corporativas. Risco e retorno. Custos do capital próprio e do capital de terceiros. Custo Médio Ponderado da Capital, CMPC. Critérios para classificação de projetos. Análise de projetos em condições de incerteza. Critérios de classificação de projetos de investimentos: VPL, TIR, payback simples e descontado, ILL, Break Even. Análise de viabilidade econômica. Noções de capital de giro e administração de estoques.

Gestão de Custos Industriais (24 horas)

Conceitos básicos de custos. Classificação dos custos. Critérios de rateio dos custos indiretos. Métodos de custeio por absorção, por contribuição (variável) e custeio por atividade (ABC). Margem de contribuição. Ponto de equilíbrio. Alavancagem Operacional e Margem de Segurança. Formação de preço de venda. Análise de Mark-Up. Impostos incidentes sobre o preço. Preços à vista e a prazo.

Controladoria de Gestão (24 horas)

Relatórios econômico-financeiros: balanço Patrimonial e Demonstração de resultado. Variações no patrimônio líquido. Análise dos demonstrativos financeiros: índices de performance operacional, índices de investimento e endividamento. Conceito de orçamento. Finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Implantação do sistema orçamentário. Formação de Preço – Pricing.

Ética e Responsabilidade Social (12 horas)

Os principais dilemas éticos nas organizações brasileiras. O campo da Ética. Ética e moral, Dilemas éticos. Valores e virtudes. Sistemas de entendimento em conflitos éticos. Utilitarismo ético: o bem comum. A ética e o dever. Relativismo ético. Equacionamento de dilemas éticos. Identificação do problema ético. Ética e credibilidade.

FGV Management Business Simulation (72 horas)

A simulação de negócios apresentada no FGV MGM BS é complexa, uma vez que envolve o participante em uma série de situações encontradas no mundo executivo de empresas de grande porte. Como diretor de uma empresa montadora de automóveis, o participante terá de tomar decisões em áreas que abrangem produção, finanças, marketing, recursos humanos, entre outras. O processo decisório não é individual – mas sim de grupo. O consenso terá de ser procurado a todo o momento. Decisões da equipe se confrontarão com as das demais equipes concorrentes. Definições quanto a preços, mercados, logística, investimentos em propaganda, pesquisa e desenvolvimento, capacidade fabril, participação dos empregados nos lucros, entre tantas outras decisões da equipe podem fazer daquela empresa um sucesso ou um fracasso. As equipes se comunicam com a administração do FGV MGM BS sempre pela Internet. Serão simulados cerca de três anos e meio de atividade, divididos em períodos equivalentes a trimestres. Os quatro primeiros trimestres simulados servem para testes das equipes e não influenciam o resultado final da disciplina.





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