MBA

O mundo sofre constantes mudanças, sendo muitas delas inesperadas. Sejam elas impulsionadas pela tecnologia, pandemias, globalização ou outro fator, uma coisa é certa: o mercado de trabalho sofrerá consequências.

Sabendo disso, cada vez mais empresas buscam lideranças que estejam aptas a preverem e vencerem os desafios, tornando-as sustentáveis e capazes de se adaptarem a tais mudanças.

Mas como o profissional pode se preparar para tudo isso?

Bem, se você deseja se preparar para um cargo de liderança ou até mesmo se capacitar para o que está em suas mãos, o MBA pode ser a solução do seu anseio.

O que é MBA?

O MBA é um curso de pós-graduação lato sensu voltado para formação de especialistas em determinada área de atuação. Isso significa que sua abordagem é diferente das pós-graduações stricto sensu. Caso queira saber mais sobre os diferentes tipos de pós, sugerimos a leitura deste este artigo.

Geralmente, este tipo de curso tem seu foco educacional na administração dos negócios, principalmente no desenvolvimento das habilidades de gestão, negociação e relacionamento. Não é por acaso que a sigla MBA significa Master in Business Administration, ou seja, Mestre em Administração de Empresas.

De acordo com a resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018 do Ministério da Educação (MEC) não é mais obrigatório a realização do trabalho de conclusão de curso nos cursos de pós-graduação, entretanto, algumas instituições ainda o solicitam.

Por que fazer um?

Existem várias razões para se realizar um curso de MBA. Entre elas, se destaca o desenvolvimento de habilidades que são de suma importância para um líder no contexto atual.

Como dito acima, o curso é voltado para o desenvolvimento das habilidades da área empresarial, como gestão, negociação, relacionamento, entre outras. No MBA você terá acesso a métodos e exemplos reais que o ajudarão a se desenvolver nesses campos, os quais são corriqueiros na vida de um líder.

Sendo assim, você sairá do curso completamente munido de informações e cases de sucesso que o ajudarão no seu cotidiano a tomar decisões fundamentadas, construindo autoridade e confiabilidade nas ações que colocará em prática na sua empresa.

Isso torna o MBA imprescindível para aqueles que buscam um melhor posicionamento nas organizações que atuam ou para aqueles que já exercem um cargo de liderança e buscam o aperfeiçoamento contínuo.

Além disso, nos MBAs presenciais, e agora nos formatos ao vivo, via webconferência,é possível ampliar sua rede de contatos e relacionamentos, também conhecidos como networking. Dessa forma, você será capaz de trocar experiências e potencializar as oportunidades que o mercado oferece.

Fora esses benefícios práticos, se for realizado em uma instituição renomada e tradicional, o MBA acrescentará peso ao seu currículo, tornando-o mais atrativo inclusive para o seu gestor e o RH da sua empresa podendo. Aliás, ter essa especialização pode aumentar seu salário em até 53,7%, segundo pesquisa da Catho.

Portanto, caso você realmente almeja se especializar na área de gestão e administração, o MBA é o caminho a ser seguido.

Qual o momento certo para fazer um MBA?

Existem diversos fatores para a resposta dessa questão.

De início, uma pergunta pode ajudar a  guiar nessa decisão: qual é o meu momento profissional? Isso o forçará uma análise da sua vida profissional.

Essa pergunta, no entanto, o levará a outras perguntas, como: quais são suas experiências? Qual é o seu cargo atual na empresa? Realmente deseja se tornar um líder?

Como vivemos em um mundo em que as oportunidades para o crescimento passam cada vez mais rápido e são cada vez mais exigentes para aproveitá-las, o momento ideal para iniciar é o mais breve possível e é bom não adiar o começo dos seus estudos.

Uma das maiores barreiras para que isso ocorra é a questão financeira. Afinal, é fundamental que seu MBA seja realizado em uma instituição reconhecida, dando destaque ao seu currículo.

Mas essa barreira está se tornando cada vez menor com os novos modelos de financiamento educacional. Como exemplo de empresas que oferecem essa solução, podemos citar as fintechs Financie sua Pós e Pós Financiada. Vale a pena ter mais informações sobre elas e ver qual se adequa melhor à sua necessidade.

Como visto, alcançar um melhor cargo ou melhorar sua forma de liderança está ao alcance de suas mãos. Busque por um curso de MBA em uma instituição renomada e obtenha o conhecimento e experiência necessárias para vencer os desafios atuais. Afinal, um mundo em constante mudança precisa de um profissional em constante aperfeiçoamento.

Quer saber mais sobre educação continuada e assuntos sobre o mundo corporativo? Acesse nosso blog e mantenha-se sempre informado.

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0