Liderança Em Tempos De Covid-19

Com reflexões sobre liderança em tempos de pandemia, a IBE Conveniada FGV realizou na noite de ontem (13) o webinar “Liderança nos tempos de Covid-19: o que fizemos e os aprendizados para o futuro”. Comandado por Flávia Vergili, que ocupa o cargo chief people officer (CPO), sendo a primeira C-Level mulher da VTEX, empresa líder em digital commerce no Brasil, ela vai compartilhou o que já foi desenvolvido e o que continua sendo feito pela instituição durante o período de home oficce, por conta da pandemia.

Flávia iniciou o webinar apresentando a carreira e dando detalhes sobre a atuação em nível global na VTEX. Após isso, ela iniciou o conteúdo sobre as implementações nos processos de expansão da marca para apoiar os funcionários, abordando as novas relações e formatos trabalhistas, desafios de liderar de forma remota em que a comunicação fica truncada, entre outros aspectos relacionados aos aprendizados e experiências adquiridas durante essa crise.

“Em períodos de crise, como esse que estamos passando, é muito importante que os líderes estejam alinhados. Ao fazer isso, evitamos insegurança em toda a equipe. É um momento muito difícil, mas enquanto empresa é necessário dar o mínimo de conforto e ampara para o colaborador. É preciso ter empatia e dar atenção aos detalhes e ser tolerante”, comentou.

A importância da liderança

Inicialmente, a empresa construiu, com a ajuda de um infectologista, protocolos de saúde, onde cada cenário de agravamento da Covid-19 esclarecesse como cada líder do país/empresa deveria seguir com os seus colaboradores, exigindo um nível de comunicação entre equipes e tomadas de atitude.

Após os colaboradores terem sido colocados em home office, a empresa priorizou o bem-estar da equipe, concedendo uma verba para que cada funcionário pudesse comprar a sua própria mesa e cadeira, mesmo para novos contratados. “Cada pessoa tem uma realidade diferente. Não sabemos a situação de cada colaborador, mas a partir do momento em que eles são obrigados a trabalhar de forma remota, é necessário que a empresa dê conforto e ergonomia para que ele realize as atividades”.

A empresa também providenciou a criação de um novo ritual diário, a Daily Covid, aberto para perguntas. No canal, de segunda a sexta-feira, os executivos conversam com toda a empresa, trazendo transparência, credibilidade, conforto e relação de mão dupla. “Toda a nossa comunicação é muito transparente. Fizemos questão que todo o time ligassem as câmeras nesses encontros, gerando empatia e conforto nesse momento de isolamento, onde muitos ficam sozinhas em casa”, explicou Flavia.

A confecção de guias também foi uma ação implementada pela liderança da empresa. O primeiro foi um home office guide, com dicas de como se comportar ao trabalhar em casa. Esse material foi produzido com diversos perfis de profissionais, feito com a participação dos colaboradores da empresa. Em outro guia, a empresa compilou links de instituições com cursos, livros e atividades para desenvolvimento pessoal e profissional. Flávia ainda comentou sobre os exercícios laborais, feitos pela plataforma Zoom, que podem ser seguidos por todas as pessoas. Outra ação implementada pela empresa é o reembolso das compras de livros. O objetivo é proporcionar a oportunidade de utilizar esse recurso tão importante nesse momento crítico.

“Durante essa crise aprendemos que a comunicação é o ponto principal. Antes já era um item muito importante, mas hoje é essencial. Devemos buscar recursos para garantir que não ocorram falhas nesse processo como follow-up, encontros semanais, reuniões de equipe. Precisamos revisitar as nossas culturas organizacionais para o futuro”, ressaltou.

Contratação de novos colaboradores, alinhamento de rituais, inovação, experiência do funcionário, trabalho remoto e produtividade, sinergia, trabalho em equipe, Inteligência emocional e tolerância também estiverem presentes na palestra online.

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0