Liderança De Resultados

Resultados. Em meio à jornada obstinada dos grandes líderes, essa palavra parece ser a grande bússola que guia suas ações e decisões, as quais geram grande impacto onde exercem sua liderança.

Para definir essa mentalidade e perfil, foi criado o termo liderança de resultados. Mas, afinal, o que ela significa? Seria, por acaso, uma liderança apenas focada em resultados sem se importar com os meios usados para isso? Vamos ver, a seguir, a definição do termo, estratégias e o perfil do profissional desejado para esse estilo de liderança.

 

O que é liderança de resultados?

A liderança voltada para resultados envolve ações e decisões tomadas pelo líder para alcançar as metas e objetivos da empresa, empregando os melhores meios disponíveis para que isso ocorra. Por isso, cada vez mais, os meios devem justificar os fins.

Em outras palavras, a liderança de resultados busca ganhos consistentes de longo prazo em vendas, faturamento e expansão do Market Share, sem deixar de lado questões como sustentabilidade, meio-ambiente, bem-estar da equipe e outros fatores intermediários. Afinal de contas, os resultados dos meios são tão importantes quanto o resultado final.

 

Como o líder focado em resultado atua?

É essencial que o profissional que almeje um cargo de liderança desenvolva as competências fundamentais de um bom líder para exerce-la de forma eficaz. E dentro desse contexto, a liderança servidora tem sido o principal meio de atuação.
Portanto, é preciso entender que a postura clássica de um chefe, aquela pessoa que vive dando ordens e colocando pressão nos seus funcionários, deve ser substituída pelo líder que ouve sua equipe e influencia pelo exemplo.

Esse líder é orientado pela paixão por seu trabalho e consegue vislumbrar um objetivo maior no que faz, como criar produtos que beneficiem a comunidade em que está inserido, ou prestar serviços que, apesar do lucro, também sejam uma solução a um problema social.

Ele não evita os desafios que se apresentam ao longo caminho. Pelo contrário, os suporta e os transpõe. Afinal, como disse um dos filósofos mais influentes do século XIX, Friedrich Nietzsche, “quem tem por que viver pode suportar quase qualquer como”.

Também é de grande importância desenvolver empatia por sua equipe. Ou seja, ter a capacidade de se colocar no lugar dos membros que compõe seu time, nas situações mais adversas, tentando compreender a dor, sofrimento e dificuldades que eles podem passar.

Dessa forma, ele é capaz de pensar em soluções para determinadas situações nas quais não está envolvido diretamente, mas sua equipe está. Isto o possibilita desenvolver melhorias e soluções para essas adversidades, tornando-a em uma equipe de alta performance.

A empatia gera na equipe uma conexão emocional muito forte. Olhar para uma liderança capaz de entender suas dificuldades faz com que o colaborador se doe cada vez mais para alcançar o resultado esperado pela organização. Dessa maneira, é criado um ambiente que motive as pessoas a trabalhar e ajudar aos outros, tendo em vista um objetivo maior.

De forma resumida, o líder voltado para resultados atua pela paixão por seu trabalho e por um bem maior. Ele não foge dos desafios, mas os vence de maneira íntegra, honesta e proveitosa, buscando ser empático com seus colaboradores, a fim de criar um ambiente seguro que possibilite desenvolver uma equipe de alta performance para alcançar os objetivos traçados no plano estratégico da empresa.

 

Qual é o perfil desejado na liderança de resultados?

 Antes de entender qual é o perfil desejado, saiba qual é o seu perfil de liderança atual. O autoconhecimento é o primeiro passo para se adequar à liderança de resultados.
Entretanto, após se autoavaliar, não desanime em saber qual é seu perfil. Em todos eles são necessárias adaptações para se tornar um líder mais eficaz.

A liderança de resultados, como dito anteriormente, prioriza o perfil de um líder servidor, isto é, aquele que lidera pelo exemplo e não apenas pela teoria. Neste perfil o que impera é a coerência.

Ser um líder coerente é viver o que se fala. Por isso que o autoconhecimento é primordial. Sondar suas falhas e corrigi-las o fará um líder mais forte e admirável.

É necessário desenvolver um perfil que busca uma análise geral do cenário e não apenas os problemas ou o resultado final. As nuances e detalhes de um projeto devem ser levados em consideração na formação de uma opinião ou na tomada de uma decisão.

Desenvolver lideranças é um dos principais desafios das organizações atuais. Por isso é de suma importância que os profissionais que desejam um posicionamento melhor no mercado de trabalho busquem o aprimoramento constantemente.

Hoje, instituições renomadas oferecem cursos de MBA voltadas para gestão de pessoas e liderança que ajudam o profissional a moldar seu perfil e desenvolver habilidades que impactem em seus trabalhos, equipes e comunidades.

Agora que você já sabe o que é liderança de resultados e seus benefícios, não hesite em buscar um MBA confiável que o capacite a avançar em sua jornada empresarial e se tornar um grande líder!

 

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e veja conteúdos semelhantes. Boa leitura!

 

Conheça o nosso MBA em Gestão: Pessoas e Liderança

 

IBE Conveniada FGV

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0