Pandemia

Confira quais as características mais valorizadas de liderança e qual o melhor estilo para fazer gestão de equipes de sucesso neste momento de pandemia segundo a Revista Veja.

Um líder é aquele que influencia e estimula uma equipe a alcançar os objetivos. O que é necessário para liderar uma equipe é, acima de tudo, a capacidade de atingir resultados por meio do trabalho de outras pessoas. Dessa forma, o líder precisa inspirar e conduzir seu time ao longo de toda a jornada para que a meta desejada pela empresa seja alcançada.

Em um cenário de pandemia, com muitas equipes trabalhando remotamente, algumas características de gestão de pessoas são bastante valorizadas, segundo explicou Isis Borge, da Talenses. De acordo com a especialista, diante de tanta incerteza, o líder precisa ter humildade para assumir quando não tem as respostas. Ser transparente é uma das principais dicas para ser um bom líder nessa fase de pandemia.

 

A empatia também é necessária para liderar equipes em momentos de crise. A atitude acolhedora é a melhor alternativa para lidar com profissionais que podem estar atravessando momentos delicados em suas vidas e, consequentemente, podem estar abalados emocionalmente.  Ter boa gestão emocional, aliás, é imprescindível para qualquer pessoa que deseje conduzir um time. Bons líderes cuidam da própria sanidade mental e praticam a liderança chamada de positiva, ou seja, sem imposição pelo medo.

 

Desenvolvimento contínuo, capacidade de comunicação, flexibilidade, criatividade e saber reconhecer seus erros são também características importantes de como liderar uma equipe, segundo especialistas no tema.

 

Quais são os tipos de liderança

Existem diferentes estilos de liderança. São eles:

Liderança autocrática:

estilo autoritário baseado em comando e controle. Nele, o líder centraliza as decisões e conduz o time à sua maneira.

Liderança democrática:

é um estilo baseado em consenso e o líder age mais como um organizador e facilitador das ideias da equipe.

Liderança liberal:

tem como chave a descentralização e autonomia de decisão de cada membro da equipe e a pouca participação do líder.

Liderança coach

: é um estilo em que o líder age como coach da equipe estimulando o desenvolvimento do time por meio do fomento ao autoconhecimento.

Liderança situacional:

é um estilo que dança conforme a música, ou seja, pressupõe a adaptação das atitudes de acordo com cenário externo.

Liderança servidora:

tem como fundamento a empatia. Líderes desse estilo agem para atender os objetivos e as demandas da equipe.

IBE Conveniada FGV está com matrículas abertas para cursos de especialização em gestão de pessoas dentro do novo programa MBA Live. Confira:

 

Sobre o MBA Live

A Fundação Getulio Vargas lança, a partir deste mês de julho, uma nova modalidade de cursos de MBA. Além do já conhecido modelo online, com aulas gravadas, a partir de agora, os programas também serão oferecidos no formato live. O novo MBA live consiste em aulas 100% ao vivo por meio de webconferência e interação em tempo real com professores e colegas.

 

Essa nova proposta de especialização inovadora proporciona o networking em tempo real entre os participantes, em uma experiência similar a de uma sala de aula. Além disso, todas as aulas são gravadas e disponibilizadas, na íntegra, em um ambiente online exclusivo, dando flexibilidade e autonomia para os alunos. Com duração de 16 meses, os cursos têm dias e horários de aulas pré-estabelecidos, facilitando a organização e o planejamento dos participantes.

 

Os programas contam com a mesma qualidade e excelência oferecidas nos cursos de MBA presenciais da FGV. As aulas são conduzidas pelos mesmos docentes desses cursos, com competência nas suas áreas de atuação reconhecida pelo mercado.

diversidade do portfólio também é um diferencial. O MBA live já nasce com oferta de turmas em diversas áreas do conhecimento, como estratégia e negócios, economia e finanças, marketing e vendas, tecnologia e ciência de dados, liderança e pessoas e gestão de setores específicos.

 

O MBA Live está disponível para alunos de todo o Brasil. Para mais informações sobre os cursos, processo seletivo e inscrições, acesse o site.

 

Com informações da Revista Veja

 

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0