Shutterstock 744970960

Por conta do corononavírus, em março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orientou para que as pessoas reduzissem a utilização de dinheiro físico, passando a utilizar pagamentos por aproximação, o chamado NFC (Near Field Communication). A recomendação se deu por conta dessa forma de pagamento ser mais segura ao evitar o contato/troca das cédulas entre as mãos, além de evitar o contato com as máquinas de cartão.

Segundo levantamento realizado globalmente pela Mastercard, 69% dos brasileiros entrevistados afirmaram que a COVID-19 os incentivou a usar esse método de pagamento. Segundo o CEO da empresa no Brasil e Cone Sul, João Pedro Paro Neto, no mês em que a OMS divulgou essa recomendação houve um crescimento de quatro vezes na quantidade de pagamentos nesta modalidade, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Realizando transações com dois dispositivos próximos um do outro, com essa inovação é possível efetuar pagamentos por meio do celular, pulseira (necessário digitar a senha para confirmar a transação) e cartão. Nessa última modalidade, não é preciso digitar a senha, exceto quando o valor da transação ultrapassa R$ 50. Neste caso, é pedida uma senha, por questão de segurança do cliente/pagante. Os bancos já trabalham para aumentar esse valor.

Com a inovação desse processo, a maioria dos smartphones atuais contam com essa ferramenta. Cada marca conta com uma plataforma, sendo elas: Apple Pay, Samsung Pay e Android Pay.

Confira também se o seu cartão é aceito nessas plataformas. Caso você ainda não tenha descoberto essa ferramenta no seu celular, procure no menu, em conexões ou no manual do telefone e ative esse serviço, evitando a exposição ao riscos, principalmente nesse período de pandemia.

Ao sair para fazer compras sem a companhia do cartão, certifique-se que o estabelecimento conta com um aparelho compatível com esse método de pagamento. As maquininhas que aceitam essa modalidade apresentam um ícone na parte de cima, que facilitam o reconhecimento. Ao chegar no caixa, informe o atendente que irá fazer o pagamento por aproximação.

Considerado mais seguro do que quando pagamos com dinheiro ou com cartão, por evitar furtos ou clonagem do cartão, é muito importante ficar atento à fatura para controlar os gastos, além de verificar se houve cobrança em duplicidade, pois erros durante as transações podem acontecer.

A seguir, confira as opções de pagamento por aproximação e como você pode utilizá-las para reduzir o uso de dinheiro físico durante a pandemia.

Google Pay

O Google Pay é uma plataforma de pagamentos que foi desenvolvida pelo Google e funciona como uma carteira digital. Apesar de o serviço também estar presente em celulares com o iOS para pagamentos na internet, o pagamento físico, em lojas ou máquinas de cartões, funciona só em celulares Android.

O aplicativo pode ser baixado na Play Store e permite que os celulares efetuem pagamentos por aproximação nos estabelecimentos que aceitam o recurso. Para efetuar o pagamento, não é preciso abrir o aplicativo, basta apenas aproximar o celular destravado de uma máquina de cobrança.

 

Samsung Pay

O Samsung Pay é a plataforma de pagamento digital que foi desenvolvida pela Samsung, e pode ser baixada diretamente da Play Store. A disponibilidade, contudo, é restrita aos celulares da marca. O sistema permite que pagamentos sejam efetuados com uma autenticação de digital, reconhecimento de íris ou até mesmo uma senha. Após a confirmação, o usuário pode aproximar o dispositivo da máquina de cobrança e confirmar o pagamento.

 

Apple Pay

Já o Apple Pay, plataforma de pagamento digital desenvolvida pela Apple, está disponível apenas para os dispositivos com iOS. Ela pode ser acessada através do aplicativo Wallet, que armazena cartões de débito, crédito, tickets de ingressos, shows e até mesmo cartão presente.

 

PicPay

O PicPay é um aplicativo de pagamentos online que foi desenvolvido no Brasil e lançado em 2012. O app funciona como uma carteira digital que permite que você coloque dinheiro nela e realize pagamentos de forma rápida e segura. O aplicativo está disponível na Play Store e na App Store e permite que o pagamento seja realizado através de um QR code gerado pela máquina de cobrança.

Mercado Pago

O aplicativo do Mercado Pago funciona como uma carteira digital que permite que você coloque dinheiro ou cadastre seus cartões de crédito e débito para efetuar pagamentos de forma rápida e segura. A plataforma pode ser baixada na Play Store e na App Store.

 

PagBank – PagSeguro

O PagBank é uma plataforma para pagamentos que foi cariada pelo grupo UOL e, além de permitir transações com cartões de crédito e débito online e fisicamente, permite que o usuário possua um saldo em conta e possa movimentá-lo. O aplicativo pode ser baixado na Play Store e na App Store.

 

Referências
https://www.codemoney.com.br/blog/o-que-e-pagamento-por-aproximacao/
https://canaltech.com.br/mercado/como-fazer-pagamento-por-aproximacao-cartao-celular/

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0