06 29 2020 IBE BLOGPOST 29 06 BLOG

A Covid-19 está ressignificando o trabalho no mundo inteiro, o home office é um claro exemplo disso. Especialista em cuidar do bem mais precioso das empresas – as pessoas -, o setor de Recursos Humanos, hoje em dia, além das demandas rotineiras, tem como desafio criar técnicas, ferramentas e fornecer estrutura adequada para cuidar, ressignificando o time para obtenção do melhor desempenho, resultado e eficácia.

Já está comprovado que o home office aumenta a produtividade dos colaboradores. Uma pesquisa da Harvard Business Review estimou esse aumento em 4,4%. Empresas que já adotavam o home office antes da Covid-19, tiveram mais facilidade para se adaptar às medidas de isolamento, e zelar pela equipe, mantendo os negócios em perfeito funcionamento. Acontece que essa, porém, não é a realidade da maioria das instituições no país.

Nesse novo cenário, totalmente envolvido com a transformação digital, o RH precisa assimilar uma nova cultura não apenas de uma rotina organizacional, mas de programas de comunicação e capacitação que orientem o colaborador ao atingimento do plano que se propõe a cumprir. Dentro desse novo normal, o setor encontra o desafio e a oportunidade de promover a ressignificação de todo o ambiente corporativo.

A seguir, elencamos dicas para que o RH e gestores, passem por esse período de crise com sabedoria, utilizando o novo período de aprendizado para ações motivadoras, trazendo resultados positivos para a empresa e colaboradores.

Planos de ação

As organizações devem elaborar planos de ação que colaborem com a motivação e com o engajamento do colaborador em seu dia a dia. Com essas atitude, o colaborador consegue focar seus esforços e energia, em atividades planejadas e pré-elaboradas por uma agenda de desenvolvimento simplificada e criativa.

Atente-se aos desejos dos colaboradores

O colaboradores desejam fazer parte da cultura da empresa, construir sólidos relacionamentos com os colegas de trabalho, além de estarem alinhados com os acontecimentos da empresa. Por isso, ele precisa estar “convicto” de que está vinculando a sua vida a uma empresa cuja missão o represente em seus ideais e necessidades.

Marque presença

A organização precisa apontar o caminho e os desafios que guiarão a empresa rumo à conquista do destino projetado. O RH deve direcionar os gestores para que eles orientem seus times aos planos vigentes e, sua presença institucional na vida do colaborador, torna-se indispensável.

Gestores devem ter uma agenda de trabalho concisa. Para isso, ajuste a comunicação institucional ao calendário da gestão, e esteja presente nos eventos da companhia, mesmo que de forma remota.

Enalteça as conquistas

É necessário agir na ressignificação dos colaboradores para a cultura e para os objetivos comerciais de cada ciclo comercial, para isso, motive e engaje individualmente cada coadjutor. Busque maneiras de inspirar o mérito em todos eles.

Reconhecimentos podem ser prêmios, homenagens ou uma simples menção. Essas são oportunidades para as empresas demonstrarem que estão atentas aos progressos e às conquistas individuais do colaborador.

Demonstre a evolução do time

Todo colaborador precisa ter acesso a um panorama sobre a evolução das suas conquistas e sobre o progresso geral da companhia. Defina os índices da organização e comunique-se de forma programada. Prove como todos são importantes para perpetuação da empresa no mercado e na sociedade.

Reduza os impactos

Aprenda a dividir os desafios em fases. Crie todas as oportunidades e as tendências do seu mercado. Antecipe-se aos novos desafios e novidades!

Use a criatividade

Crie programas de inovação e premie as melhores iniciativas. Foque em desafios que promovam economia e lucratividade para a empresa.

Motivação e engajamento

Promova tudo para fazer sentido ao invés de simplesmente propagandear a motivação e o engajamento. Torne possível que sentimentos e sensações guiem a comunicação e a distribuição de todas as informações. Nunca confunda ou polua seus colaboradores com múltiplas mensagens.

Reforce a cultura organizacional

Consolide um canal de comunicação com o colaborador. Mensure sua interação com os assuntos da companhia e premie o envolvimento de todos. Crie uma interface de notícias, de contribuições e de troca de mensagens.

Conquiste o colaborador

Motivar e engajar colaboradores torna-se tarefa simples diante da necessidade de estabelecer um plano estratégico que os tornem convictos do trabalho que deverão cumprir.

Ouça a sua equipe

Construa pontes de acesso entre o estratégico e o operacional, e crie oportunidades e caminhos para ouvir seus colaboradores.

Desenvolva a sinergia

Crie oportunidades para que seus times possam se encontrar e debater sobre as competências da companhia. Nesses momentos, eles desempenharão um papel importante na formação e no desenvolvimento de todos os demais. Estimule essa atividade para que sejam os próprios colaboradores a atuar na facilitação e no aculturamento dos demais para cada uma delas.

 

Referência: https://rhpravoce.com.br/posts/ressignificacao-de-empresas-extrapolando-a-motivacao-e-o-engajamento

 

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