Expectativa De Vacina Contra Covid-19

A bolsa brasileira encerrou em alta, nesta quarta-feira, 15, com o otimismo sobre os resultados da potencial vacina contra a covid-19 da farmacêutica americana Moderna apresentados na revista científica The New England. De acordo com a publicação, todos os 45 voluntários que participaram da primeira fase de testes apresentaram imunidade contra o vírus.

O bom humor dos investidores com a possível vacina elevou o principal índice acionário brasileiro, o Ibovespa, à maior pontuação desde o início da pandemia, declarada pela OMS em 11 de março, subindo 1,34% e encerrando em 101.790,54 pontos.

Nos Estados Unidos, o índice S&P 500 avançou 0,91% e encerrou próximo do patamar em que iniciou o ano.

A Moderna foi a primeira a fazer testes em seres humanos e já está com a segunda fase, com 600 voluntários, em andamento. A terceira fase deve ser iniciada em 27 de julho, com 30.000 pessoas.

“Os resultados criaram expectativa de uma retomada mais rápida da atividade econômica e um maior crescimento do PIB mundial”, afirmou Bruno Lima, analista de renda variável da EXAME Research.

Lima também ressalta que há grande expectativa sobre os resultados dos testes da potencial vacina desenvolvida pela britânica AstraZaneca em parceria com a Universidade de Oxford. Embora já estejam na terceira fase de testes, os detalhes da primeira fase ainda não foram revelados. Segundo a Reuters, eles devem ser publicados nesta quinta-feira, 16.

“A notícia de que amanhã sairá detalhes da evolução da vacina da AstraZeneca também deu mais uma puxada no mercado. Tem muita coisa nova nessa frente”, disse Lima.

Apesar do clima positivo, a escalada de tensões entre a China e os Estados Unidos chegou a arrefecer a alta ao longo do dia, após o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, anunciar restrições de vistos a funcionários de companhias chinesas de tecnologia, incluindo a Huawei.

Na bolsa, as ações do setor aéreo, um dos mais atingidos pelas medidas de isolamento impostas pela pandemia, apresentaram forte valorização, com Azul e Gol encerrando em alta de 7% e 4,4%, respectivamente. Na ponta do índice ficaram os papéis da Embraer, que subiram 9,9%, após a empresa anunciar a encomenda da Helvetic Airways por quatro jatos E2.

As ações da Sabesp também dispararam nesta quarta e encerraram com apreciação de 8,3%. Os papéis da companhia vinham com baixo desempenho desde que o Senado aprovou o novo marco do saneamento básico. Hoje, subiram na esteira da sanção do projeto pelo presidente Jair Bolsonaro. As ações da Copasa subiram 5% e as da Sanepar, 5,4%.

“A sanção do novo marco do saneamento foi bem recebida, uma vez que incentiva maior competição e abre espaço para a iniciativa privada, o que pode ser um propulsor de investimentos para o setor.  Entre as empresas do setor, a Sabesp tem um caminho mais simples, embora ainda incerto, até evoluir rumo à privatização”, disse Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos.

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0