IBE

// Quem somos

Conheça o IBE - Institute of Business Education

Com uma história pautada no desenvolvimento de pessoas e comunidades por meio da inovação, conhecimento e empreendedorismo, já formamos mais de 45 mil alunos em cursos de Pós-Graduação, MBA, curta e média duração e programas para altos executivos por meio de uma parceria com a FGV. Além disso, 3 mil executivos internacionalizaram suas carreiras em módulos internacionais com universidades parceiras ao longo de 30 anos de atuação.

Para além da formação executiva, nosso propósito atual está vinculado com o sucesso e carreira de nosso aluno ao longo da vida, apoiando seus negócios digitais e tradicionais.  

Para que isso aconteça, vamos oferecer programas de todas as naturezas, destinados à formação executiva sob o viés da transformação digital e do ESG (environmental, social and governance), com escolas nacionais e internacionais, oferecendo todas as vantagens existentes e com as melhores formas de pagamento,  o que possibilitará a aquisição de conhecimento em nível global. 

Sob a liderança de nosso corpo docente, o aluno escolherá sua trilha educacional, sendo que a parte específica será construída com as mais renomadas e reconhecidas escolas de educação executiva mundiais.

E como estímulo à pesquisa aplicada para a melhoria da sociedade, um prêmio de excelência irá destacar e reconhecer os melhores TCCs de nossos alunos, bem como os seus professores orientadores.

Nossa história

Tradição, referência e inovação

Com 30 anos de experiência e tradição em educação executiva, o IBE (Institute of Business Education) sempre foi um grande parceiro da Fundação Getulio Vargas. Juntos, IBE e FGV formaram o maior número de alunos fora do eixo Rio de Janeiro/São Paulo.

Trajetória

As primeiras operações do IBE tiveram início em 1989, com a HQ Consult – um escritório de consultoria e auditoria. Em pouco tempo, com a rápida ascensão no mercado, a empresa foi convidada para integrar a Howarth Tufani, Reis e Soares, que figurava entre as dez maiores do mundo, em sua área de negócios.

Já em 1994, a HQ se associou a outro escritório e, com o nome BKR Lopes Machado, inaugurou, em Belo Horizonte, uma nova sociedade, que iria transformar o cenário da educação executiva na capital mineira lançando, naquele ano, o primeiro curso da FGV na cidade, com uma turma de pós-graduação em Ciências Contábeis. À época, o único programa da FGV fora do Rio ou São Paulo acontecia em Porto Alegre, que formava uma turma por ano.

Mas, já no segundo ano de atividade em BH, a FGV abria dez novas turmas de MBA. A partir de então, os sócios reposicionaram a marca e passaram a atuar como BI (Business Institute), tornando-se a principal escola conveniada da FGV no Brasil.

Com a consolidação das operações em parceria com a FGV, o grupo estendeu sua atuação para Ribeirão Preto, em 1996. E, em seguida, escolheu como casa o estado de São Paulo, iniciando a oferta de cursos da FGV na Região Metropolitana de Campinas (RMC), onde permaneceu com unidades em Campinas, Jundiaí, Piracicaba e Americana, já com a nova identidade de IBE (Institute of Business Education).

A parceria transcendeu a simples prestação de serviços. Através de iniciativa do corpo executivo do BI, a Fundação Getulio Vargas passou a oferecer programas internacionais como CEO FGV Internacional e MBA Pleno, comercializados sob responsabilidade da IBE, além da complementação do MBA Executivo, que tem convênios com as principais escolas de negócios do mundo, e módulos internacionais diversos.

Internacional

Para internacionalizar a carreira e ampliar o networking, os alunos da escola de educação executiva puderam estudar nos Estados Unidos com a Stanford University, Harvard University, Miami University, Columbia Business School e Ohio University; na Suíça, com o IMD; e em Portugal com o ICSTE-IUL.

A instituição implementou o Prêmio de Excelência Acadêmica premiando os professores e coordenadores FGV mais bem avaliados no ano pelos alunos, departamento acadêmico e departamento de relacionamento. Com foco no incentivo à sustentabilidade, também realizou a produção do livro Top Projects, com os melhores trabalhos de conclusão de curso de seus alunos, avaliados pelos professores.

O IBE se dedicou a reconhecer a importância de um networking altamente qualificado entre alunos e professores, bem como o nível de ensino institucional. Por primar pela construção de uma sociedade mais justa e fortalecida, investiu na continuidade do CEO Insights, grupo formado pelos alunos do programa CEO FGV e convidados, e na formação de parcerias corporativas.

Diferenciais

Abordagem inovadora e única no Brasil

Queremos contribuir para a garantia do sucesso das pessoas e negócios, digitais e tradicionais, ao longo de suas carreiras. Para isso, desenhamos um modelo totalmente inovador de formação executiva.

Abordagem sistêmica da carreira do aluno - única no Brasil

Compreensão moderna e no padrão global sobre o que é uma Pós e um MBA

Parcerias com a University of Miami, media-X at Stanford e Harvard University

Possibilidade de validar outras pós-graduações realizadas anteriormente para contratação direta do MBA do IBE

Ascensão acadêmica e profissional

O IBE, ciente de que a educação continuada é uma necessidade primordial dos executivos, criou uma estrutura totalmente diferenciada e inédita no Brasil, que visa atender aos diversos perfis de profissionais ao mesmo tempo em que lhes permite uma ascensão acadêmica e profissional de concepção inédita.