É preciso inovar sempre, diz professor IBE Conveniada FGV, Leandro Garcia

COLUNA DO PROFESSOR LEANDRO GARCIA

 

É preciso inovar. Sempre!
 
Inovações tecnológicas, mudanças de cenários e novos players demandam das organizações novas formas de administrar os negócios para reagir a um mercado extremamente rápido e competitivo. Com este cenário, as empresas que mais investem e inovam são as mais dinâmicas e rentáveis. Elas saem na frente, pois focam em nichos específicos e garantem por um determinado e limitado tempo a sua liderança.
Vivemos hoje em um ambiente propício para a inovação. Neste cenário globalizado, as empresas se aproximaram das universidades através de processos de parceria que incluem o próprio governo. Na economia, o conceito de inovação foi introduzido por Schumpeter (1961) que considerou a inovação como força motriz do capitalismo.
Mas afinal o que é inovação? Ernest Gundling autor do livro “The 3M Way to Innovation”, diz que inovação é mais do que apenas uma ideia brilhante, é uma ideia que foi implementada e teve um impacto real. Assim, podemos interpretar que a inovação depende do surgimento de boas ideias. Contudo, corremos o risco de ficar dependendo do acaso, à espera da inspiração uma onda de criatividade.  Para que a inovação ocorra, é necessário que a empresa estimule o maior número de áreas, envolva seus funcionários e motive-os dentro e fora da empresa.
Colocando em uma equação matemática, podemos entender que a inovação é igual à motivação + criatividade + estímulos. Ao alcançar este patamar de envolvimento de toda a organização podemos dizer que a empresa estará gerenciando o processo interno de Inovação.
Algumas práticas hoje são utilizadas nas empresas para estimular seus coladores, como por exemplo: banco de ideias, ambientes corporativos informais, workshops, brainstorming; gincanas em locais estratégicos, deixar a estação de trabalho (mesa e computador) com a cara e personalidade do colaborador e ações sociais.
A inovação é um processo chave do negócio da empresa, associado com a renovação e a evolução do negócio. Inovação, portanto, é uma atividade essencial ligada à sobrevivência e ao crescimento. Para que o processo de inovação seja permanente é necessário estimular a mudança de cultura e o engajamento de todos em prol da sobrevivência e adaptação organização no cenário cada vez mais competitivo.
Leandro Garcia é professor dos cursos de MBA, Pós-Graduação e do Programa CADEMP da IBE Conveniada FGV (Fundação Getulio Vargas).  E-mail: leandro_mgarcia@hotmail.com
Fonte: Panorama de Negócios

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