E-learning Nas Empresas: Saiba O Que é E Conheça Os Resultados

Todos nós temos sido impactados pela tecnologia de alguma forma. Com a transformação digital em plena aceleração, é certo que muita coisa tem mudado nas relações pessoais e profissionais. Desta forma, a educação não ficou para trás.

Quebrando inúmeras barreiras, o e-learning, também conhecido como ensino a distância (EAD), hoje é uma das principais ferramentas de aula online, tanto na rede pública de ensino quanto nas instituições particulares dos mais variados níveis.

Considerada como um nicho promissor de mercado, além do ensino a distância, essa modalidade também pode e está sendo aplicada nas empresas, o chamado e-learning corporativo.

A seguir, confira os detalhes sobre o e-learning e conheça o que ele pode trazer de benefícios e vantagens para a sua empresa.

 O que é o E-learning?

Usar a tecnologia da informação para escalar a educação com qualidade, rompendo barreiras geográficas e cronológicas para gerar ótimas experiências, é o que o e-learning proporciona.

Tendo como base o uso da internet, podendo ser aplicado em qualquer lugar com acesso à rede, essa ferramenta funciona através de plataformas que suportam a criação de cursos on-line, como os realizados pela IBE Conveniada FGV, além de sistemas de gestão.

As principais características dessa ferramenta são:

  • Interatividade, mesmo que nas aulas gravadas;
  • Conteúdo disponível online;
  • Feedback automático das atividades;
  • Gerenciamento de ensino por meio de ferramentas específicas;
  • Acompanhamento individual de cada aluno ou colaborador.

Atualmente, o e-learning pode ser feito de forma sincronizada, em que os treinamentos e aulas acontecem em tempo real, com interação por meio de chats, áudios ou vídeos. Além disso, pode ocorrer de forma assíncrona, ou seja, gravada. Nesse formato, a interação acontece pelos fóruns, e-mails e chats, sendo que o curso/treinamento pode ser acessados a qualquer momento do dia.

O que é E-learning nas empresas?

Em decorrência da pandemia, por conta do isolamento social e home office, esse sistema acabou se popularizando, mas o e-learning vem se consolidando há algum tempo como uma boa e usual alternativa no mundo corporativo.

Reforçando ainda mais essa evolução, a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, divulgada no ano passado, revelou que 62% das empresas brasileiras já fazia uso dessa modalidade de ensino para desenvolver seus colaboradores.

Ou seja, ajudando cada vez mais empresas a capacitar e desenvolver seus colaboradores, o e-learning nas empresas vai além de uma plataforma em que os gestores disponibilizam aulas e treinamentos, ela acaba sendo uma aliada de todo o time, impulsionando os resultados dos treinamentos por meio da aprendizagem à distância.

Afinal, colaboradores capacitados tornam-se mais motivados, atualizados e engajados com as responsabilidades e realização das atividades, tornando-os cada vez mais produtivos.

Quais os principais benefícios da utilização do E-learning?

Durante a pandemia, os treinamentos a distância tornaram-se essenciais para as empresas. Mas, para o ‘novo normal’, inúmeras organizações pretendem manter a ferramenta, que acabou se tornando uma aliada na hora de investir na educação das equipes, gerando benefícios que servem tanto para os colaboradores quanto para a empresa como um todo.

Considerada uma modalidade de ensino mais barata, o e-learning permite a personalização dos conteúdos e o acesso ilimitado ao que é compartilhado no ambiente de aprendizado, além de ferramentas de acompanhamento do desenvolvimento individual de cada colaborador.

Além desses benefícios, a seguir, elencamos outras importantes vantagens empresas que usam e-learning. Confira: 

  • Recursos humanos: como os cursos podem ser personalizados, a empresa tem a chance de desenvolver habilidades muito específicas para o negócio em que atua. Além de promover a atualização das equipes, os treinamentos são fundamentais para a inserção de novos colaboradores;
  • Otimização de tempo: com o e-learning, a empresa ganha mais agilidade e otimização na inserção da nova ferramenta. Além disso, gera conteúdos que podem ser revisitados quando alguma dúvida surgir – evitando morosidade nas rotinas de trabalho;
  • Facilidade de acesso ao material: por ser feito totalmente de forma virtual, o aluno consegue ter acesso de forma mais fácil ao material. Além de quebrar as barreiras geográficas que o treinamento presencial causa;
  • Redução de custos: sem a necessidade de encontros presenciais, gastos com locomoção, estadia e alimentação caem para zero. O valor economizado pode ser aplicado em outros projetos e iniciativas empresariais;
  • Treinamentos Contínuos: com isso, a equipe está em constante desenvolvimento, gerando novas competências para a empresa, aumentando os resultados corporativos;
  • Flexibilidade de horário: entre os principais benefícios de e-learning para empresas está a flexibilidade de horários, pois não é mais necessário parar uma equipe ou toda a empresa, fazendo com que cada colaborador se organize com as tarefas diárias e encontre o melhor período para a capacitação online.

 

Em resumo, com o e-learning corporativos, as equipes tornam-se mais aptas e seguras para a execução das tarefas e, claro, as empresas que investem nessa forma de ensino e preparação do time, saem na frente da concorrência e, consequentemente, obtêm melhores resultados e lucros.

Continue acompanhando nossos conteúdos ou inscreva-se para receber em seu e-mail.

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0