DIA DO PROFESSOR

Em 15 de outubro comemorou-se o Dia do Professor, uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e compartilhamento desses aprendizados seriam praticamente impossíveis.  Mas, afinal, o que se comemora no Dia do Professor?

A origem do Dia do Professor se deve ao fato de o imperador Dom Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país.

Em 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também de proporcionar um dia livre para que os professores tivessem descanso.

Em 1963, a data foi oficializada pelo presidente João Goulart. O decreto dizia que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

Desde então, o dia foi decretado como sendo um feriado escolar em todo o país, onde a data seria reservada para que fossem feitas homenagens a todos estes profissionais.

 Dia do Professor 2020

Nesse ano, por conta da Covid-19, as transformações e impactos da educação e formação profissional irão marcar a celebração, já que o processo pandêmico tem proporcionado, quase que obrigatoriamente, a evolução ou disrupção de todo o setor, causados pelas emergentes transformações e impactos da educação e formação profissional, somando de forma significativa aos desafios já enfrentados pelos sistemas de educação estendidos por todo o mundo.

Rapidamente, professores e alunos tiveram que se adaptar a uma nova forma de ensino, a educação feita por elearning, o chamado “aprendizado eletrônico” ou EAD (ensino a distância), com aulas remotas, novas ferramentas e soluções tecnológicas.

Nesse cenário, as instituições de ensino também foram impactadas, e tiveram que ampliar o próprio alcance, além da estrutura física, adaptando a rotina de ensino e seus programas, protegendo o direito à educação.

Exemplo disso, é a IBE Conveniada FGV, que lançou o FGV Live, um novo formato dos cursos com aulas 100% ao vivo, transmitidas por webconferência e ministradas pelos professores da FGV.

 A seguir, conheça mais detalhes sobre as celebrações do Dia do Professor.

 Pandemia e atividades online: vai ter aula?

Mesmo com as atividades realizadas na modalidade a distância, a Secretaria da Educação entende que o Dia do Professor continua sendo um feriado, mas um “feriado escolar”, e não um feriado nacional, estadual ou municipal. Ou seja os alunos não terão aula; consequentemente, os professores também não trabalham, uma vez que não haverá alunos na escola.

Como fazer uma homenagem ao Dia do Professor?

Costumeiramente, próximo da data, as instituições proporcionam homenagem realizadas pelos alunos, apresentações, presentes e café da manhã especial aos mestres. Mas, esse ano, por conta do isolamento, onde as aulas presenciais ainda não retornaram em muitas escolas –  estabelecimentos de ensino farão homenagens online para comemorar condignamente o dia e função desses profissionais.

Com o tema “Professores: lidar com a crise e reimaginar o futuro”, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lançou um calendário de comemoração com uma série de eventos nacionais, regionais e Internacionais, teve início no dia 05 com encerramento no dia 12 de outubro.

Valorizando a profissão, além de homenagens no dia da celebração, a IBE Conveniada FGV, reconhece os esforços dos seus docentes oferecendo toda a logística necessária à realização dos trabalhos diários e entregando o Prêmio de Excelência Acadêmica.

Considerado o Oscar da instituição de ensino, os três primeiros colocados das categorias Coordenadores, Professores de MBA e Professores de Pós-Graduação em Administração de Empresas, receberão o reconhecimento por premiação em dinheiro. Além disso, será feita uma homenagem com entrega de troféus. O objetivo é de valorizar o trabalho dos docentes da escola de negócios.

Mensagens para o Dia do Professor

E você, já preparou a sua homenagem para o profissional responsável pela sua formação educacional e profissional? Nós elencamos algumas mensagens, confira:

– Neste dia do professor, o meu agradecimento para aqueles que tornaram possível todas as minhas impossibilidades.

– Aos mestres especiais que com carinho guardamos no coração, um Feliz Dia do Professor!

– O melhor presente para dar para um professor é o reconhecimento da importância que ele tem na sua vida. Feliz dia do professor!

– Fazem sempre mais que ensinar e nunca menos que educar. Feliz Dia do Professor!

 

Para enaltecer a profissão, nós, da IBE Conveniada FGV, desejamos um Feliz Dia do Professor, para todos os docentes todos os dias.

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0