Soluções Brasileiras Para O Combate Da Covid-19

Desde o início da pandemia de Covid-19, a crise causada pela doença mobilizou empresas de diversos setores, onde parcerias inéditas aconteceram, entre as instituições de todo o mundo. No Brasil, a busca por soluções inovadoras para ajudar no combate à doença continua movimentado organizações de todos os portes.

O vírus, um inimigo invisível, promoveu uma reflexão sobre as incertezas e constatações sobre a nossa estrutura como um todo. Segundo a revista Forbes, a situação de calamidade somada com a instabilidade de mercado, tem funcionado como combustível para mentes inquietas e dispostas a gerar valor comunitário e mercadológico, com soluções para proteção, combate e gestão da pandemia que já atingiu milhões de pessoas pelo mundo.

A revista elencou inúmeros projetos brasileiros para minimizar os impactos da SARS-CoV-2 e, nós, trouxemos 10 iniciativas. Confira:

 

Acelerômetro da Covid-19

Essa ferramenta monitora em tempo real a tendência de aceleração ou desaceleração do crescimento da doença em mais de 200 países e territórios.

Criada pela Unesp, a interface é gratuita, disponível de forma online, carregando os dados de casos notificados disponíveis na base do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), com atualizações diárias, e aplicando técnicas de modelagem matemática para diagnosticar o estágio atual da epidemia em um determinado local.

 

Ventilador mecânico

De baixo custo, o produto hospitalar inspirado em modelo europeu é totalmente nacional. Idealizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) será produzido em parceria com a Mercedes-Benz do Brasil.

 

Câmera Termográfica

Produzida pela empresa L8, o produto mede a temperatura das pessoas, mesmo que elas estejam com máscara de proteção, faz reconhecimento do sintoma e emite sinal de emergência em caso de detecção de quadro febril.

A Câmera conta com um recurso que identifica os fluxos migratórios das pessoas com febre.

 

Sistema de esterilização de ar

O Baumer Purifica, sistema de esterilização de ar, captura e faz o tratamento de ar que reduz a carga viral e microbiana do ambiente. Produzido pela empresa Baumer, o produto garante saída de ar 99,97% mais limpo do que em seu processo de entrada.

 

Cortina de Sanitização

Com bicos nebulizadores que permitem pulverizar solução sanitizante nas entradas e saídas de ambientes, o produto conta com líquido é feito à base de clorhexidina, eficiente para desinfecção de superfícies vivas e inanimadas.

Produto pela Universidade UNG, a cortina possui valor oito vezes inferior aos disponíveis no mercado.

 

Bolha de Respiração Individual Controlada (BRIC)

Criado como alternativa de manter boa oxigenação do indivíduo hospitalizado e proteção da equipe de saúde, esse dispositivo para Ventilação Não-Invasiva (VNI), projetado pela Life Tech Engenharia, pode evitar a intubação de pacientes com dificuldade respiratória que tenham contraído a Covid-19.

O equipamento, é um capacete estanque com interface entre o paciente e o ventilador mecânico. Compatível com ventiladores VNI evita efeito aerosol é uma opção de tratamento que antecede a internação à UTI.

 

Higienizador FácilGel

Produzido pela Icehot, o equipamento disponibiliza pequenas porções de desinfetante/álcool em gel para esterilização das mãos de forma prática e segura. O acionamento é feito por meio de um pedal.

 

Visto.Bio Antisséptico

Elimina e bloqueia o desenvolvimento de bactérias em diferentes superfícies. Produzido pela empresa Vsto.Bio, a solução a base de álcool 70% com princípios ativos de óleos essenciais nativos do Brasil com capacidade antiviral comprovada, para oferecer proteção por até 24 horas contra microrganismos.

 

Ventilador pulmonar

Com custo 17 vezes inferior aos tradicionais, esse equipamento é baseado em componentes que são utilizados regularmente na área da saúde – o ambu, máscara de respiração e tubos de traqueia. Elaborado pela Universidade UNG, o conjunto mecânico será concebido com peças fabricadas em impressão 3D, com material ABS.

 

Respirador mecânico 3D

Uma iniciativa das empresas Fix It e Eretz.bio resultou em respiradores produzidos com plástico biodegradável em impressora 3D.

 

Plataforma gratuita de autoavaliação de Covid-19

Criado pela empresa Caren, a interface é baseada em protocolos automatizados com uso de inteligência artificial, que coleta dados dos pacientes e oferece mapeamento de perfil epidemiológico, protocolo de coordenação do cuidado, sugestão de diagnóstico e prognóstico

 

Veja mais conteúdos como esse em nosso blog!

Veja os efeitos da crise no sistema de gestão da sua empresa

10 motivos para você investir em uma formação executiva e alavancar a carreira no pós-pandemia

 

IBE Conveniada FGV

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0