Concursos Públicos

Concursos públicos oferecem pelo menos 14.577 vagas em várias regiões do país. Esse número se refere a concursos selecionados (nacionais, com mais vagas e salários melhores). Alguns dos concursos listados podem ser suspensos ou adiados, por consequência da pandemia de coronavírus. Verifique diretamente com a organização do concurso. Foi o que aconteceu com o concurso do IBGE, por exemplo, depois que o Censo foi adiado para 2021.

Se forem considerados todos os concursos, há quase 14,7 mil vagas. Existem oportunidades em diversos cargos, destinadas a candidatos de todos os níveis de escolaridade. As remunerações iniciais podem chegar a R$ 18,7 mil, dependendo da função desejada.

Clique aqui para ver a lista completa de concursos disponíveis nesta semana e com inscrições abertas nos próximos dias, com todas as opções. Veja aqui a lista de vagas selecionadas pelo UOL.

Saiba como estudar para concursos na quarentena

Oscilação nos estudos, desânimo, estresse e ansiedade. Estes são alguns dos sentimentos experimentados por milhares de concurseiros durante o período da pandemia. Neste artigo, a professora e coach de estudos Lízia Medina enfatiza 3 estratégias para estudar para concursos na quarentena.

Sabemos que a trajetória rumo à aprovação não é linear. Mas o que fazer para enfrentar a dificuldade de foco e concentração nos estudos em meio a este cenário de notícias ruins, casa cheia de familiares e mudanças na rotina?

Embora o período seja de suspensão de provas, o fato é que elas vão acontecer. Inclusive, diversos editais de concursos públicos estão sendo publicados mesmo durante a quarentena. Por isso, #vaiterconcurso e você precisa estar preparado!

Preste atenção para essas 3 dicas práticas para você conseguir manter o foco nos estudos para concursos públicos na quarentena:

O primeiro passo é organização. Diante da mudança na rotina é preciso ajustar os horários rapidamente, dedicando-se bem cedo, antes dos familiares acordarem ou até mesmo incluir horários ao final da noite ou de madrugada, se for o caso. Sugiro que você fracione o seu horário de estudos em blocos de tempo menores. Faça um quadro simples, tendo como ponto de partida as disciplinas que serão estudadas e quantas horas diárias são possíveis, levando-se em consideração a nova rotina. Por exemplo, estude duas horas de matérias específicas pela manhã, duas horas de disciplinas conhecimentos gerais à tarde e um bloco de resolução de questões pelo Qconcursos à noite.

Para quem enfrenta dificuldade de concentração nos estudos por conta da movimentação de familiares e até mesmo de crianças em casa durante a quarentena, sugiro estudar ouvindo uma playlist de músicas própria para auxiliar a concentração. Basta buscar por “músicas para focar” no Spotify. Inclusive, o Qconcursos tem uma playlist ótima. Uma outra opção é utilizar algum equipamento de proteção individual (EPI) abafador de sons e ruídos.

Diante da incerteza quanto à data da sua prova, uma estratégia que utilizo com os alunos que faço acompanhamento de estudos é estabelecer uma data imaginária, porque estudar com uma meta específica é comprovadamente mais eficiente. Dessa forma, você consegue estabelecer uma meta de estudo a médio ou a longo prazo. Além disso, terá mais clareza para montar sua tabela de horários com o objetivo de cumprir determinados pontos que serão exigidos no concurso.

Este difícil período da pandemia vai passar. Ao final, vão restar estudantes arrependidos e estudantes mais preparados. Nada pior do que nos arrependermos de pausar os estudos ou de desistir.

É preciso se esforçar para estudar mesmo com as adversidades do momento.

Fonte: UOL e QConcursos

Your compare list