Indústria 4.0

O professor da IBE Conveniada FGV, Emerson BZ, realizou uma aula modelo online para cerca 50 pessoas, na noite de ontem (12). Com o tema Indústria 4.0 e Gestão Estratégica dentro calendário de atividades durante o período de pandemia, a aula trouxe diversas explicações sobre o tema e formas de aplicação das tecnologia no dia a dia dos profissionais e nas empresas.

Computação em nuvem e Big Data, permitindo o monitoramento da fábrica com mobilidade em tempo real, facilitando e aprimorando a tomada de decisões; manufatura aditiva, que permite fabricar peças e utensílios utilizando a impressão 3D; realidade aumentada, que interage com o mundo real e realidade virtual para criar um mundo novo que não existe; e as aplicações da tecnologia 4.0 no mundo e redes 3G, 4G e 5G foram alguns dos temas que estiveram presentes durante o bate papo.

“Esse é um tema muito atual, que traz muitas oportunidades. A indústria 4.0 é a adoção de tecnologias digitais para deixar as nossas fábricas mais eficientes”, explicou Emerson BZ.

O professor iniciou a aula contando todas as suas experiências profissionais, mas logo iniciou o desenvolvimento dos temas sobre a evolução da comunicação e das tecnologias. Ele exemplificou as transformações da tecnologia pelo mundo, unindo a qualidade, preço e personalização, o que fez surgir a indústria 4.0. Como case ilustrativo, utilizou os telefones públicos conhecidos como “orelhão” para exemplificar a indústria atual, e o WhatsApp como a indústria 4.0.

Para mostrar a evolução, BZ falou como os robôs de serviços e de medicina, além dos colaborativos (roubout), estão sendo utilizados para auxiliar o trabalho de colaboradores dentro das fábricas. “Além de ajudar na jornada de cada um, o uso desses autômatos preserva a vida de colaboradores em determinadas atividades e projetos”, destacou.

IoT (Internet das coisas) e as soluções apresentadas em quatro camadas tecnológicas, sendo segurança, suporte a serviços e aplicações, rede de comunicação e dispositivos, também foram temas da aula. De forma descontraída, o professor demonstrou a evolução da indústria por uma linha do tempo, contado com a interação dos participantes.

Dinâmica

Durante a aula modelo, Emerson BZ ainda criou salas simultâneas com o participantes, para que eles pudessem interagir entre si com a tarefa de identificar três benefícios a indústria 4.0 para a sociedade. Em outro momento, o mesmo formato da dinâmica foi realizado para que os participante interagissem sobre três oportunidades para os profissionais na nova indústria.

Na prática

Compartilhando a tela, o professor fez uma demonstração do Demo Blockchain, uma rede que funciona com blocos encadeados muito seguros que sempre carregam um conteúdo junto a uma impressão digital, simulando o atendimento de uma cliente agendando a revisão de um veículo com a concessionária, por meio da aplicação de IoT.

“Devemos nos dar a oportunidade de conhecer coisas novas e nos adaptar para essas mudanças. Pensar dessa forma não faz com que a pessoa fique obsoleta temendo acontecimentos, principalmente em relação ao mercado de trabalho. Ao acompanhar as novidades e tendências, ela sempre estará atualizada, com mais facilidade para se adaptar às novas oportunidades”, finalizou o professor Emerson BZ.

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0