Chat Online

Se você acompanhou o desenvolvimento da Internet no Brasil, com certeza, você já ouviu falar sobre as salas de bate-papo, também conhecidas como chat online, onde pessoas desconhecidas, ou conhecidas, podiam interagir uma com as outras de forma inovadora.

Bom, não é este tipo de chat que iremos tratar no artigo de hoje. Na realidade, a expressão chat ganhou uma conotação completamente diferente nos tempos atuais, sendo hoje uma das principais ferramentas de suporte ao cliente que você pode implementar no seu negócio para resolver problemas e alavancar suas vendas.

 

O que é o chat?

O chat é uma ferramenta online capaz de estabelecer uma comunicação com seu cliente em tempo real, podendo ser operado por uma pessoa ou automatizado através de inteligência artificial.

Ele permite que você otimize seu tempo de resposta, consiga orientar a resolução de um problema ou conclusão de uma venda e, consequentemente, aumente o nível de satisfação do consumidor e o número de vendas da sua empresa.

Além disso, o chat online possibilita uma conversação com seu cliente a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana. Isso significa tornar seu negócio sempre disponível a ajudá-lo, passando uma imagem de confiabilidade, de forma barata e eficaz.

 

Por que usar o chat?

De acordo com uma pesquisa realizada pela eDigital’s Customer Service Benchmark em 2013, a qual entrevistou mais de dois mil clientes, chegou-se a conclusão que 73% dos entrevistados ficaram muito satisfeitos em realizar o atendimento via chat como meio de solucionar seus problemas ou finalizar uma compra. Esse resultado superou meios tradicionais como o e-mail e o telefone.

Em outra pesquisa realizada pela Forrester em 2015, 53% dos clientes estão dispostos a abandonar as compras online se não tiverem suas perguntas respondidas rapidamente, além de 73% afirmarem que dar valor e importância ao tempo dos consumidores é a atitude mais importante que as empresas podem ter para oferecer um bom atendimento a eles.

Isto significa que o tempo de resposta é um fator determinante no suporte ao cliente. Na pesquisa realizada pela Super Office, o tempo médio de resposta no chat online é de 2 minutos, contra 12 horas dos e-mails e 10 horas das redes sociais.

Um dado interessante que estimula seu uso é que empresas que utilizam essa ferramenta acabam por aumentar sua receita. De acordo com um relatório disponibilizado pela Kayako, 79% dos negócios que o implementaram aumentaram a fidelidade do cliente, suas vendas e suas receitas.

 

Qual o melhor chat online?

Saber qual o melhor chat para você pode depender de diversos fatores: preço, características do seu negócio e da ferramenta, benefícios e soluções esperadas, entre outros.

Por isso, iremos listar aqui os mais utilizados, de maneira a facilitar sua pesquisa e tomada de decisão.

  1. Jivochat

É uma das maiores empresas do ramo. Tem sua versão em português e está presente no Brasil, o que significa que seu suporte também é em português. Oferece dois tipos de planos: o pago e o gratuito, sendo o plano pago no valor de R$ 59,00 mensais. Conta com relatórios analíticos completos, possibilita a gravação de modelos de resposta e guarda o histórico de conversações.

  1. LiveChat

O LiveChat possui a característica de ser mais flexível em suas soluções. Sua estrutura se assemelha ao Jivochat, entretanto, ao analisar seu site, não foi encontrado o suporte em português. Possui planos que vão desde $19 por mês, sendo recomendado pela empresa para pequenos escritórios, até os planos denominados como “Enterprise”, o qual é recomendado para megaempresas, onde o valor é negociado por contrato.

  1. mylivechat

Diferente das ferramentas apresentadas anteriormente, esta plataforma é completamente gratuita. Pelo analisado, não possui suporte em português. Possui versões para web e computadores, assim como para Android e iOS.

Além desses três exemplos citados acima, dê também uma olhada nas seguintes marcas: Olark, Userlike, SnapEngage e Smartsupp. Há também o mais conhecido Whatsapp Business, que, dependendo da sua necessidade e tamanho da sua empresa, pode ser muito útil. Essas são ferramentas confiáveis que podem trazer o resultado que você espera para o seu negócio.

Quando analisamos os dados apresentados acima, se torna claro que o chat online se tornou fundamental na captação de novos clientes, fidelização dos seus clientes atuais e até mesmo no aumento de receita da organização.

Através dele, é possível otimizar seu tempo de resposta e customizar a experiência do consumidor, satisfazendo suas necessidades de maneira rápida e eficaz. Logo, se tornou uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento do seu negócio.

Portanto, agora que você tem todas essas informações, não perca tempo. Implemente um chat online na sua empresa e otimize o tempo do cliente e o seu, aumentando suas vendas e sua receita.

Veja também em nosso site, o artigo E quando todas as empresas usarem chatbots, escrito pela presidente do grupo Cia de Talentos, e acesse nosso blog para mais conteúdos sobre o mundo corporativo.

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0