Black Friday E A Alta Do E-commerce

A Black Friday de 2020 acontecerá no dia 27 de novembro. Consumidores aguardam uma data marcada por descontos e promoções em diferentes segmentos comerciais, por ser excelente oportunidade para adquirir produtos em um valor mais acessível.

Anderson Pellegrino, professor de Economia da IBE Conveniada FGV, pontua “esta é uma data esperada por muitos consumidores. Normalmente traz filas nas portas das lojas. Neste ano deve ser fortemente digital, através do comércio eletrônico, em razão da pandemia”. O crescimento evidenciado do e-commerce durante a pandemia, pode facilitar a participação de diferentes segmentos nas promoções de Black Friday.

“A alta do dólar é um fator que conta bastante neste momento. Muitos produtos estão mais caros por serem importados ou por possuírem componentes importados em sua composição. Então muitos consumidores aguardam promoções para realização das compras”, explica o professor.

Dados

Dados da Visa Analytics & Consulting mostram o crescimento das compras no varejo online brasileiro. Quando colocados em comparação os meses de janeiro e junho de 2020, houve um aumento de 11% no número de transações Visa no e-commerce, aliado a um crescimento do valor médio dessas transações em 12%. Isso indica um aumento nas compras online e na quantidade gasta no segmento.

“O e-commerce cresceu, sem dúvida. Porém, é importante ficar atento para fraudes e golpes online”, observa Anderson. Para o professor, é necessário que consumidores fiquem atentos e verifiquem se o site onde estão vendo o anúncio é verificado e se o valor anunciado realmente corresponde a uma promoção. “O cliente precisa verificar se o desconto é real. Para isso, é sempre adequado planejar a compra com antecedência, acompanhar a evolução dos preços e compará-los durante a promoção”.

O Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) também alerta para esse tipo de fraude, aconselhando os consumidores a verificarem os preços dos produtos antes da data, para ter certeza de que os descontos prometidos estão sendo cumpridos. O órgão funcionará em esquema de plantão durante toda a sexta-feira da Black Friday para registrar e auxiliar os clientes com possíveis queixas.

“É uma data de muita movimentação, seja pela expectativa dos consumidores, seja pela oportunidade de vendas expressivas pelas empresas”, explana o professor, que também é doutorando em desenvolvimento econômico. “Para ter uma boa experiência, é também importante que o consumidor tenha consciência de quanto pode gastar e de suas limitações orçamentárias, planejando-se com base nisso para não ficar apertado” conclui.

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0