As 25 Principais Soft Skills Que Os Funcionários Remotos Precisam Ter Em 2021

Habilidades interpessoais ou soft skills não são tão tranquilas quanto parecem. Na verdade, podem transformar ou destruir sua carreira – especialmente quando se trata de trabalho remoto.

À medida que o mundo profissional se estabelece em uma nova norma de trabalhar em casa, as soft skills – definidas pela “Workable” como “características gerais que ajudam os funcionários a prosperar no local de trabalho, não importa o nível de experiência, função ou setor”– passaram a ocupar o primeiro plano na contratação e decisões de recrutamento.

Existem mais empregos remotos do que nunca – mas também há mais pessoas disponíveis para essas vagas. Entre uma taxa de desemprego estável e a flexibilidade geográfica do trabalho remoto, o mercado está saturado de candidatos, muitos dos quais são igualmente qualificados do ponto de vista técnico. Dentre as várias contratações disponíveis, as habilidades profissionais são importantes – mas as interpessoais podem ajudá-lo a chegar ao topo.

Os sites FlexJobs e PAIRIN recentemente elaboraram uma lista dos dez principais campos de trabalho remoto entre 1º de março e 30 de novembro do último ano, com as cinco principais soft skills de cada área. As recomendações ajudam caso você esteja procurando entrar em um novo campo ou subir em sua carreira atual e colaboram para saber quais habilidades relacionais e interpessoais podem complementar melhor suas habilidades técnicas na arena de carreira.

Conforme definido na análise, veja na galeria de imagens a seguir as 25 principais soft skills, ou habilidades pessoais, e características para o sucesso no trabalho remoto:

1. Responsabilidade

“Ser responsável. Assumir a responsabilidade pelos resultados por meio do uso adequado de recursos, integridade pessoal e automonitoramento.” Essa habilidade é especialmente importante no campo da telemedicina/saúde.

2. Assertividade

“Tendências globais para expressar e interagir com ousadia, entusiasmo e confiança.” A assertividade é crucial para funcionários em vendas, atendimento ao cliente e marketing.

3. Colaboração e trabalho em equipe

“Para combinar esforços e recursos com outros em direção a um objetivo comum. Para trabalhar de forma eficaz e respeitosa com equipes diversas.” Os candidatos a cargos remotos na área de gerenciamento de projetos vão querer enfatizar essa habilidade.

4. Conformidade

“Tendências globais para manter a autodisciplina e estar em conformidade com plano, regras, vontade ou direcionamentos de outra pessoa.” Essa habilidade é particularmente crucial para o trabalho remoto nas áreas de saúde e finanças.

5. Gestão de conflitos

“A capacidade de negociar e resolver discordâncias com eficácia.” Essa é uma prática importante em todos os campos, especialmente em vendas, contabilidade e atendimento ao cliente.

6. Cooperatividade prática

“A moderação da razão e do sentimento, resultando em pensamento calmo e de bom senso –otimista, atencioso e realista.” Este traço de caráter está em demanda nos campos de trabalho remoto de educação e treinamento e desenvolvimento de negócios.

7. Criatividade

“O desejo de pensar, fazer e expressar de maneiras diferentes da norma. Isso inclui elaborações pessoais ou variações de técnicas conhecidas ou existentes.” Profissionais que trabalham em casa nas áreas de informática/TI e educação/treinamento devem exibir essa característica.

8. Pensamento crítico

“Reunir e avaliar objetivamente as informações-chave como um guia para as ações. Um processo intelectual que usa análise, conceituação, síntese e avaliação.” Computação e TI, contabilidade e finanças e desenvolvimento de negócios são áreas onde essa habilidade é especialmente necessária.

9. Dinamismo

“Tendências globais para gerar resultados por meio de mentalidades e comportamentos intencionais, engenhosos e enérgicos.” Essa característica é crítica para profissionais que trabalham remotamente em gerenciamento de projetos.

10. Enriquecer os outros

“Perceber e reagir com aceitação e respeito, ao mesmo tempo que apoia o desenvolvimento do outro em direção ao potencial total.” Profissionais de desenvolvimento de negócios, em particular, devem cultivar essa atitude.

11. Exuberância

“O impulso para impressionar ou animar –para mexer com os outros por meio de palavras ou ações.” Essa é uma característica procurada nos campos de marketing e administrativo –e ser capaz de expressá-lo remotamente é ainda mais crítico.

12. Liderança influente

“A capacidade de persuadir positivamente as escolhas dos outros, concentrando-se no que é importante para eles e construindo consenso”. Profissionais de vendas e Marketing podem avançar em suas carreiras remotas concentrando-se nesse aspecto.

13. Liderança inspiradora

“A capacidade de elevar, animar, preencher e capacitar as pessoas com uma visão atraente.” Especialmente os profissionais de marketing devem desenvolver essa habilidade em seus relacionamentos de trabalho remotos.

14. Objetivo-analítico

“A ênfase da avaliação lógica e baseada em fatos, resultando em clareza, meticulosidade e produtividade.” Essa habilidade é essencial na área de informática e TI.

15. Originalidade

“A capacidade de inventar ou conceber de forma independente ideias, métodos ou produtos totalmente novos, seja qual for a utilidade.” A capacidade de ser original é importante nas áreas de informática/TI e educação/treinamento, especialmente diante dos muitos desafios apresentados remotamente.

16. Perspectiva

“A habilidade de compreender amplamente, de coordenar conhecimento e de fornecer conselhos claros e significativos para outras pessoas. Um aspecto da sabedoria.” Esse é outro traço útil em todos os campos, especialmente no de educação e treinamento.

17. Resolução de problemas

“Descobrir, analisar e resolver uma série de problemas desconhecidos de formas convencionais e criativas.” Os profissionais de informática e TI que trabalham remotamente devem demonstrar grande aptidão nesse aspecto.

18. Produtividade

“Para definir e cumprir metas, mesmo diante de obstáculos e pressões da concorrência. Para priorizar, planejar e gerenciar o trabalho para alcançar os resultados pretendidos.” Profissionais de gerenciamento de projetos que exibem essa competência podem aumentar o valor de seu trabalho remoto.

19. Gestão de relacionamento

“Usar a consciência das próprias emoções e das emoções dos outros para navegar nas interações com sucesso.” Na era do trabalho remoto, essa habilidade interpessoal é imprescindível no campo de gerenciamento de projetos.

20. Relacionamento

“A motivação para se aproximar e permanecer leal a outra pessoa ou equipe –para se conectar verdadeiramente e interagir de forma agradável com todos.” Deve ser amplamente aplicada, em especial nas áreas de contabilidade e finanças, marketing, desenvolvimento de negócios e administrativo.

21. Autoavaliação

“Para se engajar na autorreflexão de modo a determinar os pontos fortes e as limitações de seus valores, habilidades e recursos.” Essa habilidade é mais necessária em profissionais de desenvolvimento de negócios.

22. Orientação para o serviço

“A capacidade de antecipar, identificar e atender às necessidades não explícitas por meio de assistência, produtos ou serviços. Além do impulso para gerar satisfação e fidelidade do cliente.” Esta é outra característica crítica para vários setores que estão fazendo a transição para o trabalho remoto, incluindo saúde, vendas, atendimento ao cliente e administrativo.

23. Consciência Social

“Relacionar-se e responder aos sentimentos, necessidades e preocupações de indivíduos ou grupos sociais mais amplos.” Profissionais em diversas áreas como saúde, vendas, contabilidade e finanças e educação e treinamento podem se beneficiar do cultivo dessa habilidade.

24. Tolerância ao estresse

“Para suportar a pressão e a incerteza sem se tornar negativo (amargo ou hostil) em relação a si mesmo ou aos outros.” Essa paciência é vital para todos os trabalhadores remotos, especialmente aqueles com dinâmicas mais aceleradas, como atendimento ao cliente, administrativo e gerenciamento de projetos.

25. Apoio

“O impulso para ajudar, proteger e prover outras pessoas com necessidades emocionais ou físicas.” Os profissionais de saúde, atendimento ao cliente e administrativo podem avançar em suas carreiras remotas por meio desse traço empático.

Fonte: Forbes

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0