CEO Insights Aborda Transformação Digital

Com o tema transformação digital, na última quinta-feira (24), às 10 horas, aconteceu o 32° CEO Insights – evento que foi criado por altos executivos e CEOs para debater assuntos de interesse comum.  Trata-se de uma ação entre alunos e ex-alunos do programa CEO FGV, com o intuito de gerar uma aproximação entre pares, ou seja, Presidentes e a mais Alta Administração das empresas envolvidas.

A pandemia acelerou o processo de digitalização no mundo, portanto, na ocasião, foram debatidas as principais estratégias para a transformação digital nas empresas, assim como colocar esses planos em prática.

 

Transformação Digital no Magalu

 

Douglas Matricardi, diretor de operações na Magazine Luiza, discorreu sobre sua trajetória em vendas, desde jovem no interior de Araçatuba, até sua posição hoje, como responsável por 1.229 lojas, 6 gerentes de divisão e 31 regionais, presentes em 18 estados e 25 mil funcionários, onde conquistou o crescimento médio de 20% nas vendas da empresa nos últimos cinco anos.

“O Magazine Luiza surgiu com foco em gerar trabalho para as famílias e viveu o desafio evolutivo de sair de uma empresa varejista para uma empresa omnichannel. Não éramos uma empresa digital, mas nos tornamos, porque esse processo de inovação está no DNA da Magalu”, disse Matricardi.

O diretor ainda apresentou o ecossistema financeiro que dá suporte às vendas de varejo e explanou sobre os principais desafios da empresa, como o setor de logística, que realiza entregas para o Magazine Luiza e os parceiros do MarketPlace.

 

Transformação digital no DNA

 

As tendências do mercado também foram debatidas no encontro. Frederico Flores pontuou: “o varejo tradicional passou para o e-commerce; os restaurantes passaram para delivery; e o pessoal do Vale do Silicio já afirma que, em breve, postos de gasolina, shopping centers e lojas físicas não vão mais existir”. Flores ainda conclui: “é muito importante digitalizar nossos processos e nossas vendas”.

Flores é empreendedor, com mais de 15 anos de experiência em e-commerce, marketplace, vendas B2B, marketing digital, desenvolvimento de produtos e estruturação de modelos de negócios. Em 2020, criou o perfil @orealempreendedor, projeto no Instagram e YouTube em que compartilha o dia-a-dia de um empreendedor na prática.

No encontro, ele aproveitou para discorrer sobre a sua carreira: com 19 anos já era o 3º maior vendedor do Mercado Livre. Criou então a BeCommerce junto com um sócio, que conectava os empresários a clientes pela internet. Depois, venderam a empresa para o Mercado Livre. Se tornou diretor de operações no Mercado Livre para cuidar do software e tecnologia da BeCommerce, foi quando conseguiu ver a dificuldade que os clientes tinham em mudar o formato de vendas para o mercado digital.

Segundo Flores, os principais desafios são quatro.  O primeiro é saber definir, identificar o problema; porque problemas diferentes terão abordagens diferentes para resolução. O segundo é encontrar as soluções para resolver o problema, quais softwares usar, quais consultorias são relevantes, trazer um especialista de fora é uma alternativa, sendo prática comum em empresas de tecnologia. Passar a cultura digital para os gerentes e para as equipes é o terceiro desafio. O empresário sugere um sistema de metas para garantir que mesmo funcionários antigos se comprometam com o processo digitalizador. E por fim tempo, demora até que toda a cultura e modus operandi digital seja internalizada.

 

Sobre o CEO Insights

 

O CEO Insights tem por missão ampliar oportunidades de apoio ao processo decisório dos CEOs, fortalecendo uma confiável rede de relacionamentos multissetorial. A visão do grupo é ser reconhecido como um organismo confiável e dinâmico para troca de informações e experiências externas entre os CEOs participantes. “Nós temos uma agenda de encontros onde debatemos um tema escolhido pelo próprio grupo”, explica Denise Rodrigues, membro do Conselho Consultivo do CEO Insights.

 

Conheça o curso de curta duração Transformação Digita da IBE Conveniada FGV. 

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0